Trab academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO 1
INTRODUÇÃO GERAL À TECNOLOGIA CERÂMICA
1.1 INTRODUÇÃO
A Cerâmica é praticamente tão antiga quanto a descoberta do fogo. Predominaram ao longo da história e até o final do século XIX, métodos artesanais para a obtenção dos mais variados objetos. Tais objetos de uso decorativo ou doméstico e de uso na construção civil e industrial eram produzidos manualmente e muitos deles comexcelente qualidade. Neste século XX, acompanhando a evolução industrial, a indústria cerâmica adotou a produção em massa, para a qual são de fundamental importância o conhecimento e controle das matérias-primas, dos produtos e dos processos. Em termos de evolução técnico-científica, a Cerâmica pode ser dividida em três períodos:
O primeiro período é denominado período keramos (do grego, sólidosintetizado) e abrange o período dos tempos pré-históricos até cerca de 1900. Neste período, típico de atividade agrícola ou artesanal, as peças obtidas ã partir dê matérias-primas naturais eram queimadas em fomos rudimentares: Toda a tecnologia era baseada na experiência de fabricação de cerâmica artesanal transmitida- entre indivíduos.
O segundo período, denominado período industrial dos silicatos(de cerca de 1900 a 1940) abrange produtos cerâmicos fabricados- em escala industrial a partir dê matérias-primas naturais. Outros produtos industriais como o vidro, o cimento e refratários começam a ser produzidos industrialmente, com tecnologia experimental. A ciência estudava o quê já sé tinha obtido na prática.
No terceiro período, denominada período de cerâmica avançada ou cerâmica dê altatecnologia (por volta de 1940 em diante), desenvolveu-se rapidamente a Ciência dos Materiais, na qual são estudadas a composição e as substâncias, assim como as causas das propriedades. Neste período, a Ciência está se antecipando à prática, prevendo, calculando reações e obtendo produtos com as propriedades desejadas. Face ao enfoque histórico e à grande diferença tecnológica entre os produtosobtidos empiricamente e os produtos obtidos mediante aplicação da Ciência, hoje em dia, a tendência é dividir a Cerâmica em dois grandes grupos: a Cerâmica Tradicional e a Cerâmica, de Alta Tecnologia.
Neste curso somente abordaremos os conceitos e as divisões da Cerâmica Tradicional sem entrar em assuntos de Cerâmica Avançada.
1.2. DEFINIÇÃO E CONCEITOS GERAIS
Cerâmica é a arte e a ciência defabricar e de usar peças sólidas, as quais têm como componentes essenciais e são constituídas, em grande parte, por materiais inorgânicos não metálicos.
Materiais cerâmicos ou cerâmicas (no plural) compreendem todos os materiais de emprego em engenharia (materiais de construção de engenharia) ou produtos químicos inorgânicos, com exceção dos metais e suas ligas e que são obtidos, geralmente, pelotratamento em temperaturas elevadas.
Pode-se dizer que o ceramista trabalha com toda mineral não metálico insolúvel encontrado na crosta terrestre e com todos os compostos inorgânicos insolúveis e não metálicos que o homem já sintetizou; dessa forma, cerâmica seria um ramo da química inorgânica que trata dos compostos formados em temperaturas elevadas.
Tecnologia cerâmica trata,principalmente, da criação, desenvolvimento, produção, ensaio, avaliação, aplicação e conhecimento dos materiais ou produtos cerâmicos. Mais especificamente da:
• natureza e comportamento das matérias-primas;
• estrutura e composição dos materiais cerâmicos;
• natureza e comportamento dos produtos cerâmicos;
• • utilização prática dos produtos cerâmicos.
Os materiais cerâmicos são fabricados a partir dematérias-primas que incluem: -matérias-primas naturais - ex.: argilas, quartzito, caulim, feldspatos, magnesita, cromita,
etc; - matérias-primas beneficiadas - ex.: caulim, zirconita, cromita, argilas, etc; -matérias-primas sintéticas de características controladas - ex.: carbeto de silício (SiC),
corindon (Al203), MgO (da água do mar), nitreto de boro, titanato de bário, etc).
Por meio de um...
tracking img