A arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE
FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO

GABRIELA CUNHA DE OLIVEIRA

A ARTE DA GUERRA- SUN TZU

Atividade apresentada à disciplina Introdução ao estudo de Direito para obtenção de parte da ‘’N1’’ do curso
De Ciências Contábeis

RIO BRANCO- ACRE, SETEMBRO DE 2012
Questões Relativas ao Livro a ‘’ A ARTE DA GUERA’’- SunTzu

Questão 1:Leia os trechos transcritos que falam sobre a guerra, em seguida, confronte-os, argumentando sobre o tema.
‘’Mestre Sun Tzu disse:
A guerra é uma visão vital para o Estado. Por ser o campo onde se decidem a vida ou a morte, o caminho para a sobrevivência ou para a ruína, torna- se de suma importância estudá-la com muito cuidado em todos os detalhes.
Li Ch’uan: ‘’As armas sãosempre motivo de maus pressentimentos. A guerra é um acontecimento tão grave que os homens não devem entrar nela sem antes se preparar com a devida cautela e com profunda reflexão.’’(p.23)
Resposta: Mestre Sun Tzu afirma que a guerra é algo sério e consequentemente decisivo para o Estado, por isso é necessário ser estudada em todos os detalhes, desde a competência dos líderes a cada um dosliderados, para que se possa conhecê-la no sentido de prever os acontecimentos. Sendo assim torna-se necessário toda uma preparação e conseqüentemente uma profunda análise racional do que vem a ser de fato, a guerra, principalmente dos que vem a entrar nela.

Questão 2: Pense nas guerras que assolaram a humanidade. Quais seriam, de um modo geral, os motivos que levaram os homens aos campos de batalha?Quais são as conseqüências da guerra para uma nação?
Resposta: : Vejo que não se pode identificar os motivos e objetivos que levaram homens ao campo de batalha de uma modo geral, pois cada uma das guerras que ‘’ assolaram ‘’a humanidade tiveram suas particularidades. Segundo Magnoli, 2006:
‘’Cada guerra é um fenômeno único, irredutível, singular. Os gregos guerreavam em nome davirtude, os bárbaros germânicos e os cavaleiros das estipes asiáticas em nome do ‘’saque’’. Os cruzados lutaram na terra santa por Deus e pela igreja. Napoleão Bonaparte marchou sob a bandeira do império. Os vietnamitas enfrentaram a Françae os EUA para conseguir a independência e a soberania, enquanto árabes e israelenses bateram-se porfragmentos de territórios.’’
As conseqüências podem ser verificadas da mesma forma, existindo a vitória ou a derrota que é o se dar o rumo das conseqüências. As conseqüências podem ser territoriais, econômicas, sociais, políticas ou até mesmo o conjunto das mesmas. Essas ditas conseqüências podem e são utilizadas como fonte de estudo, lição para outras que vierem a ocorrer. Um exemplo clarofoi a guerra do Peloponeso (431 e 404 a.C), a primeira guerra em larga escala travada em um contexto democrático de discussão pública das decisões tem servido de geração em geração ao debate sobre a relação entre regime político em guerra.

Questão 3: ‘’A guerra é igual ao fogo, aqueles que não querem mais depor as armas, acabarão por elas consumidos’’. ( p.35) - Argumente a idéia contida nestafrase.
Resposta:



Questão 4: A obra fala das virtudes necessárias a um general. Quais seriam essas virtudes? Qual a importância do general em uma guerra? Pesquise e discute em sala de aula sobre alguns dos grandes generais que a história teve. Fale sobre sua importância.
Resposta: Mestre Sun Tzu afirma que o comendo demonstra os atributos do general quanto à sabedoria, sinceridade,humanidade, coragem e exigência.
Li Chu’uan: Estas são as cinco virtudes do general. É devido a elas que o exército o considera respeitável.
Tu Mu:[...] se for sábio, um comandante é capaz de reconhecer quando uma situação muda, e em conseqüência, reagir rapidamente. Se for sincero, seus homens acreditarão em suas recompensas e castigos. Se for humano, amará a humanidade, simpatizará com os outros e...
tracking img