Fdadfdf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fotossíntese
A fotossíntese é o processo através do qual ocorre a produção de compostos orgânicos (carboidratos) a partir de compostos inorgânicos, como a água e o dióxido de carbono (CO2), utilizando a energia luminosa em presença de clorofila.
Equação Geral da Fotossíntese
12 H20 + 6 CO2 -----> C6H12O6 + 6 H20 +6 O2
- a água é absorvida do solo pelas raízes
- o CO2 é retirado do aratmosférico pelas folhas através dos estômatos
- a energia luminosa é transformada em energia química, com auxílio da clorofila.
O Destino dos Átomos na Fotossíntese
Energia da luz + CO2 + 2 H20 -----> (CH20) + 02 + H20
O gás carbônico cede carbono e oxigênio para a formação do açúcar e outra parte de oxigênio para a formação da molécula de água.
A água cede hidrogênio para a formação doaçúcar de da água e oxigênio para ser liberado para a atmosfera.
Esta reação é endergônica, isto é, absorve energia para ocorrer. No caso, a energia é a luz. A energia luminosa não é transmitida diretamente, para as moléculas orgânicas. Existe uma “bateria energética”, que funciona como intermediária nos processos de transferência de energia. Essa molécula energética é o ATP (trifosfato de adenosina).Obs.: A adenosina é um nucleosídeo formado por ribose + adenina.
O ATP é originado a partir do ADP (difosfato de adenosina), por um processo chamado de fosforilação. Como, neste caso, há a participação da luz, denomina-se fotofosforilação. A presença do magnésio é fundamental para este mecanismo.
ADP + P -----> ATP
Fotossistemas
Moléculas de clorofila, aceptores de elétrons, pigmentosacessórios e enzimas que participam da fotossíntese encontram-se organizadas nas membranas dos cloroplastos, formando unidades funcionais chamadas fotossistemas.
Há dois tipos de fotossistemas, denominados I e II, que diferem quanto à capacidade de absorver a luz e quanto a posição que ocupam nas membranas dos cloroplastos.
O fotossistema I (PS I) absorve luz de comprimento de onda correspondente à700 nm sendo, por isso, chamado P700. Já o fotossistema II (PS II) absorve principalmente luz de comprimento de onda 680 nm, sendo chamado de P680. O fotossistema I encontra-se localizado preferencialmente, nas membranas intergrana, em contato direto com o estroma. Já o fotossistema II se localiza nas membranas dos tilacoides.
As Etapas da Fotossíntese
1ª) Reações de claro ou Fase Luminosa(fotólise-fotquímica- Reação de Hill) .
(ocorrem nas partes clorofiladas do cloroplastos - lamela e granun)
2ª) Reações de Escuro ou Bioquímica (pentose-Reação de Calvin)
1ª) Reações de claro
a) Sob a ação da luz, a água se quebra liberando O2. O NADP recebe os átomos de hidrogênio da água e reduz-se a NADPH2. Esta fase é chamada fotólise da água.
b) A molécula de ADP + P sob a ação da luz,transforma-se em ATP. Esta fase é dita fotofosforilação.
Fotofosforilação Cíclica
Tem início quando a clorofila a, absorve energia luminosa, liberando um elétron que ficou ativo, isto é, teve seu nível energético aumentado. Esse elétron é recolhido pelo cofator ferridoxina, que é um transportador de elétrons. A ferridoxina transfere o elétron à uma cadeia de proteínas amarelas, chamadas citocromos. Amedida que os elétrons passam pela cadeia de citocromos, vai desprendendo energia, voltando ao seu potencial energético normal. Nessa circunstância, ele volta a molécula da clorofila a. Por isso, o processo é chamado cíclico. Esse mecanismo é então considerado auto-suficiente, porque não necessita de uma fonte externa de elétrons. A energia que foi desprendida pelo elétron é aproveitado pelo ADP,que, com essa energia, pode associar-se à um radical fosfato, transformando-se em ATP.
Fotofosforilação Acíclica
A fotofosforilação significa a adição de fosfato (fosfotilação), em presença de luz. A substância que sofre fosforilação, na fotossíntese, é o ADP, sendo formado o ATP. Nos cloroplastos de plantas superiores, as moléculas de clorofila - clorofila a e clorofila b - ao receber...
tracking img