Fdadfdf

1638 palavras 7 páginas
Fotossíntese
A fotossíntese é o processo através do qual ocorre a produção de compostos orgânicos (carboidratos) a partir de compostos inorgânicos, como a água e o dióxido de carbono (CO2), utilizando a energia luminosa em presença de clorofila.
Equação Geral da Fotossíntese
12 H20 + 6 CO2 -----> C6H12O6 + 6 H20 +6 O2
- a água é absorvida do solo pelas raízes
- o CO2 é retirado do ar atmosférico pelas folhas através dos estômatos
- a energia luminosa é transformada em energia química, com auxílio da clorofila.
O Destino dos Átomos na Fotossíntese
Energia da luz + CO2 + 2 H20 -----> (CH20) + 02 + H20
O gás carbônico cede carbono e oxigênio para a formação do açúcar e outra parte de oxigênio para a formação da molécula de água.
A água cede hidrogênio para a formação do açúcar de da água e oxigênio para ser liberado para a atmosfera.
Esta reação é endergônica, isto é, absorve energia para ocorrer. No caso, a energia é a luz. A energia luminosa não é transmitida diretamente, para as moléculas orgânicas. Existe uma “bateria energética”, que funciona como intermediária nos processos de transferência de energia. Essa molécula energética é o ATP (trifosfato de adenosina).
Obs.: A adenosina é um nucleosídeo formado por ribose + adenina.
O ATP é originado a partir do ADP (difosfato de adenosina), por um processo chamado de fosforilação. Como, neste caso, há a participação da luz, denomina-se fotofosforilação. A presença do magnésio é fundamental para este mecanismo.
ADP + P -----> ATP
Fotossistemas
Moléculas de clorofila, aceptores de elétrons, pigmentos acessórios e enzimas que participam da fotossíntese encontram-se organizadas nas membranas dos cloroplastos, formando unidades funcionais chamadas fotossistemas.
Há dois tipos de fotossistemas, denominados I e II, que diferem quanto à capacidade de absorver a luz e quanto a posição que ocupam nas membranas dos cloroplastos.
O fotossistema I (PS I) absorve luz de comprimento de onda correspondente à

Relacionados