A arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – UNESPAR CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

SCHEYLLA MONIQUE DOS PASSOS

A ARTE DA GUERRA

PARANAGUÁ 03/2012 – Teoria da Administração e das Organizações

SCHEYLLA MONIQUE DOS PASSOS

Resenha Crítica apresentada à disciplina de Teoria da Administração e das Organizações, do Primeiro ano do curso de Administração, da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, comorequisito para a obtenção de nota parcial para o primeiro período do primeiro ano. Professor: Cleverson M. Mello.

PARANAGUÁ 2012

A Arte da Guerra Escrita a cerca de 2500 anos, pelo general chinês Sun Tzu, o livro “A Arte da Guerra” trata especificamente de conceitos de estratégias militares, conceitos estes que se adaptam até os dias de hoje às diferentes áreas dentro das empresas e dosnegócios. Sun Tzu elaborou o compacto constituído por treze capítulos, sua filosofia trazse o entendimento, diferentes formas de estratégias de ataque e defesa, a qual possa vir ser utilizada diariamente tanto em nosso cotidiano, quanto em empresas e no próprio exército. Sun Tzu foi um general chinês, viveu no século IV AC, comandou com bravura o exército real de WU onde foi vitorioso juntamente comsua tropa por várias vezes. Suas experiências foram tantas que levaram a deixar-nos um grande legado, foi este, “A Arte da Guerra”, famoso livro chinês, no qual descreveu as mais precisas táticas militares. Não existe nenhuma biografia completa de Sun Tzu, apenas alguns fatos narrados sobre sua vida, o qual nos leva a crer que o livro pudesse ter sido escrito entre 400 a.C. e 320 a.C.

Capítulo1 - Planejamento Inicial O capítulo primeiro traça a importância do planejamento, a análise em cinco fatores fundamentais, é a única forma de ganhar uma guerra, são eles: caminho, clima, terreno, líder e métodos. Os que negligenciarem esses fatores estarão a caminho da derrota. O caminho, como a liderança é quem vai induzir a população a traçar os mesmos objetivos que o governo, assim os terá comoaliados; o clima, analisar qual o momento mais propício para a execução, evitando a indisposição com o povo, e a interrupção da batalha; terreno, calcular a distância, locomoção e segurança das tropas, é de âmbito vital; líder, ter a virtude da sabedoria, integridade, disciplina, coragem e humanidade; método é a disciplina, a eficiência na execução em busca da perfeição, é sujeita a punições, mastambém a recompensas. O guerreiro que analisar essas cinco questões fundamentais, com extremo rigor, simular, calcular, criar estratégias, usando ainda para com o inimigo três aspectos: o psicológico, físico e social, induzirá a derrota antes mesmo de precisar um confronto corpo a corpo, será esse o guerreiro mais habilidoso.
A Arte da Guerra é questão vital para o Estado, é o âmbito onde a vidae a morte, são fundamentadas, um caminho que leva á aniquilação ou determina a sobrevivência, deve ser examinada com cuidado, e nunca negligenciada (Sun Tzu).

Capítulo 2 - Guerreando

O segundo capítulo do presente discussão versa a respeito de temas como, evitar batalhas duradouras, buscar vitórias rápidas, o tempo prolongado irá desgastar suas armas e desanimar suas tropas, não consumirmais do que o disponível pelo Estado, evitando assim uma indisposição com o povo, que sofrerá com a escassez que a guerra traz, e ao mesmo tempo evitando possíveis contraataques de governos vizinhos que possam vir a tirar vantagens do povo em um momento de dificuldades.

Capítulo 3 - Estratégia Ofensiva

O capítulo terceiro está ligado à inteligência, o máximo da excelência é subjugar oexército inimigo sem chegar se quer a combatê-lo. A melhor inteligência militar é atacar as estratégias do inimigo, atacar suas alianças para evitar a união de ambas, atacarmos seus soldados no próprio campo, e a pior de todas á sitiar cidades muradas, pois somente quando não houver outra escolha esta deverá ser tomada, ela envolve dois elementos precisos, são eles: energia e tempo. De acordo com Sun...
tracking img