A agricultura no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
CAMPUS JI-PARANÁ
CURSO: TÉCNICO EM FLORESTAS

JANAINNA RODRIGUES GONÇALVES
LORENA SOUSA DE OLIVEIRA

AGRICULTURA NO BRASIL

JI-PARANÁ
2012

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
CAMPUS JI-PARANÁ
CURSO: TÉCNICO EM FLORESTAS

JANAINNA RODRIGUES GONÇALVES
LORENA SOUSA DE OLIVEIRAAGRICULTURA NO BRASIL

Trabalho elaborado e apresentado na disciplina de Geografia, no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia- Campus Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção de nota na 4ª etapa do curso Técnico em Florestas Integrado ao Ensino Médio.

Docente: Jania Maria

JI-PARANÁ
2012
SUMÁRIOIntrodução__________________________________________________________ 04
Agricultura no Brasil__________________________________________________ 05
Início da Agricultura Brasileira__________________________________________ 05
Principais Produtos da Agricultura Brasileira_______________________________ 06
Agricultura Familiar___________________________________________________ 06
AgriculturaOrgânica__________________________________________________ 06
Agricultura e os Impactos Ambientais_____________________________________ 06
Conclusão___________________________________________________________ 08
Bibliografia__________________________________________________________ 09

INTRODUÇÃO

A agricultura sempre existiu e sempre foi muito importante para o pais. Foi iniciada antes mesmo dacolonização do Brasil pelos nativos da região, que só cultivavam produtos para seu próprio consumo. Logo após a colonização do Brasil, surgiu a monoagricultura, que nada mais era do que o cultivo de um único produto, fazendo com que a economia do pais dependesse em grande parte desse produto, que já foi o café, cana-de-açúcar, entre outros.
Hoje, o pais tem grande diversificação na produção deprodutos orgânicos. Um grande contribuinte pra isso, é a agricultura familiar, que é feita muitas vezes na própria residência da família e só conta com a ajuda dos mesmos.

AGRICULTURA NO BRASIL
Desde os primórdios da colonização, o Brasil vem expandindo sua vocação agrícola, tornando-a um dos principais meios econômicos do país, com possibilidade de expansão e melhoria da qualidade de seusprodutos.
INÍCIO DA AGRICULTURA BRASILEIRA
Inicialmente a agricultura era praticada pelos nativos no cultivo da mandioca, amendoim, tabaco, batata- doce e o milho, além da extração vegetal de outros cultivos da natureza local, como exemplo, o babaçu e frutas já existentes como a jabuticaba, o caju, cajá, goiaba e muitas outras. Para fazer a abertura de aceiros para o cultivo, os indígenas usavam asqueimadas. Essas queimadas eram a forma mais rápida de “limpar” o terreno, e usar as cinzas como adubo. Nesta época, as queimadas e o meio ambiente eram equilibrados.
Após a colonização do Brasil, em 1500,a agricultura brasileira baseava-se na monocultura da cana- de- açúcar, sendo que a economia brasileira dependia, grande parte, da exportação do açúcar. Essa dependência de uma só cultura duroumuitas décadas, porém veio a declinar na segunda metade do século XVII, forçando o cultivo de novos produtos como o algodão, o tabaco e o cacau.
Na cultivação destes produtos a mão de obra escrava era indispensável, já que o trabalho indígena, tentado anteriormente pelos colonos, não se revelou produtivo. O trabalho escravo teve um marco importante durante a construção do Brasil, Antonil àexpressa da seguinte forma: “os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, por que sem eles, no Brasil, não seria possível fazer, conservar ou aumentar fazendas, nem ter engenho corrente.” Os escravos foram responsáveis pela abertura das novas fronteiras agrícolas, fazendo com que na metade do II Reinado, o país respondesse por metade da produção mundial no ramo cafeeiro, substituindo o...
tracking img