Agricultura no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Agricultura no Brasil

A agricultura é, historicamente, umas das principais bases da economia brasileira, desde os primórdios da colonização até o século XXI, evoluindo das extensas monoculturas para a diversificação da produção.
Inicialmente produtora de cana-de-açúcar, passando pelo café, a agricultura brasileira apresenta-se como uma das maiores exportadoras do mundo em diversas espécies decereais, frutas, grãos, etc.
Desde o Estado Novo, com Getúlio Vargas, cunhou-se a expressão que diz ser o "Brasil, celeiro do mundo" - acentuando a vocação agrícola do país.
Apesar disto, a agricultura brasileira apresenta problemas e desafios, que vão da reforma agrária às queimadas; do êxodo rural ao financiamento da produção; da rede escoadora à viabilização econômica da agriculturafamiliar: envolvendo questões políticas, sociais, ambientais, tecnológicas e econômicas.


Quadro geral da agricultura no Brasil


Viviam, em 2004, em áreas rurais não-metropolitanas, segundo o IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2004), 5.965.000 famílias em todo o Brasil.
A participação da agricultura para o PIB brasileiro cresceu, no período compreendido de 2001 a 2004,passando de 8,4% para 10,1% - incremento que foi favorecido pelos preços favoráveis de commodities e do câmbio.
Em 2006 foram cultivados sessenta e dois milhões e trezentos mil hectares do território. Aproximadamente três milhões e seiscentos mil ha foram irrigados, responsáveis por 69% de todo o consumo de água doce no Brasil.
A área total cadastrada oficialmente como destinada à agricultura perfazum total de trezentos e sessenta milhões de hectares, que não é toda ela agricultável. Cerca de vinte e nove milhões e meio de hectares estariam aptos ao uso da irrigação.
Da área cultivada em 2006, 4,8% foi destinada à fruticultura, responsável por 16,8% do rendimento da safra daquele ano, e que tem como principais produtos a laranja, banana e uva (57% da produção em frutas); outros produtosintegram a produção frutífera nacional, com menor expressão, como a manga, maçã, mamão e abacaxi.
O eucalipto, árvore introduzida da Austrália e adaptada ao Brasil, é o principal item das culturas de florestamento, ocupando uma extensão de três milhões de hectares no país, destinada à produção de celulose e para a metalurgia (ferro-gusa).


Ranking geral do país


A agricultura brasileira, noano de 2005, ocupava o primeiro lugar na produção e exportação de açúcar (42% da produção mundial), etanol (51%), café (26%), suco de laranja (80%) e tabaco (29%); segundo maior produtor e exportador de soja em grãos (35% da produção mundial) e soja em farelo (25%); no milho era o quarto maior produtor, e terceiro maior exportador (com 35% da produção), segundo dados da USDA’s Foreign AgriculturalService and Global Trade Information Services data.

Produção de cereais, leguminosas e oleaginosas


De acordo com a estimativa da safra realizada mensalmente pelo IBGE, em fevereiro de 2009 a produção nacional foi de 135,3 milhões de toneladas, com uma área plantada de 47,4 milhões de hectares, distribuídos entre cereais (ex.: arroz e milho), leguminosas (ex.: feijão e ervilha) eoleaginosas (ex.: soja e girassol). Arroz, milho e soja, as três principais culturas produzidas, respondem sozinhas por 81,3% de toda a área plantada no país.
Os principais estados produtores de grãos são Mato Grosso (19,5%), Paraná (19,4%) e Rio Grande do Sul (16,5%), que somados respondem por mais da metade da produção nacional.

Pecuária no Brasil
[pic]
Suinocultura, um dos exemplos de pecuáriaPecuária é a arte ou o conjunto de processos técnicos usados na domesticação e criação de animais com objetivos econômicos, feita no campo. Assim, a pecuária é uma parte específica da agricultura.
No Brasil, os pioneiros da pecuária foram os senhores da Casa da Torre de Garcia d’Ávila, utilizando como vaqueiros, muitas vezes, mão-de-obra indígena. Entretanto, com uma grande seca no Nordeste e a...
tracking img