Zxczxczxcxczxczxczx

561 palavras 3 páginas
O ensino é uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos utilizada pelos humanos para instruir e educar seus semelhantes, geralmente em locais conhecidos como escolas.
O ensino pode ser praticado de diferentes formas. As principais são: o ensino formal, o ensino informal e o ensino não-formal. O ensino formal é aquele praticado pelas instituições de ensino, com respaldo de conteúdo, forma, certificação, profissionais de ensino, etc. O ensino informal está relacionado ao processo de socialização do homem. Ocorre durante toda a vida, muitas vezes até mesmo de forma não intencional. O ensino não-formal, por sua vez, é intencional. Em geral é aquele relacionado a processos de desenvolvimento de consciência política e relações sociais de poder entre os cidadãos, praticadas por movimentos populares, associações, grêmios, etc. Os limites entre essas três categorias de educação não são extremamente rígidos, são permeáveis. Pois estamos aprendendo constantemente e por diferentes vias e agentes.
Ensinar não é uma relação de autoridade entre o saber do professor e a ignorância do aluno. O professor não pode obrigar o aluno a aprender. Ensinar não é o mesmo que aprender.
Aprender é uma atividade que acontece no aluno e precisa ser realizada por ele. Ninguém pode aprender por outra pessoa. Se o aluno não aprender, todo o esforço para ensiná-lo vai ser em vão, pois em pesquisas feitas, foi constatado que tudo o que se ensina apenas uma parte é realmente aprendida.
Uma questão que fica no ar, é a do porque nao existe uma melhor correspondência entre professores e alunos, por que o ensino é ainda tão deficiente em termos de esforço do professor e aproveitamento do aluno. Provavelmente grande parte dos professores vai colocar a culpa nos alunos como resposta para essa falha, falando que eles no se esforçam, não tem motivação, não prestam atenção e que só querem certificado e diploma. Porem, nós podemos nos perguntar se a principal causa nao estaria no próprio

Relacionados