Ascarel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

ASCAREL

Disciplina: Ciências do Ambiente
Prof. Hermann
Aluno:Leonardo Rocha Domingues da Silva
Matr.: 002210646
ÍNDICE

1. Introdução 03
2. Riscos e Toxicologia 04
3. A poluição a “Frio e a Quente” dos PCB`s 05
4. Proibição 05
5. Manuseio e Armazenagem 06
6. Reciclagem de Transformadores Contendo PCBs09
7. Descarte 09
8. Bibliografia 10

Introdução

Na década de 80, quando a população brasileira dava as primeiras demonstrações de conscientização e percepção ecológica, especialistas em meio ambiente e órgãos governamentais denunciaram a periculosidade de uma substância química muito utilizada, desde os anos 30, como fluído isolante de eletricidade emtransformadores e capacitores elétricos: o ascarel. Em 1981 a legislação brasileira proibiu a fabricação de equipamentos que utilizassem essa substância, denominada cientificamente de Bifelinas Policloradas (PCB), ainda que, pela mesma lei, se permitisse a utilização dos equipamentos já existentes até o final de sua vida útil – período médio de 40 anos
Bifenila Policlorada ou PCB é o nome dado à famíliade compostos organo-clorados sintéticos constituídos de radicais bifenila, onde dois ou mais átomos de hidrogênio são substituídos por átomos de cloro.

Os PCBs possuem propriedades que os tornam de extrema utilidade em uma vasta faixa de aplicações. Dentre as principais propriedades podemos citar:

• Elevada estabilidade térmica e química;

• Baixa solubilidade na água;

•Miscibilidade em solventes orgânicos;

• Elevada constante dielétrica;

• Virtualmente incombustíveis. Resistem ao aquecimento prolongado a 150oC e só cecompoõem-se em torno de 950oC;

• Alta temperatura de ebulição (278 a 415oC);

• Resistência elevada à oxidação.

Em virtude destas propriedades, principalmente devido á sua estabilidade química, resistência a temperatura elevada e altaconstante dielétrica, os PCBs têm sido largamente utilizados como fluidos isolantes em transformadores e capacitores, sistemas de transferência de calor, e como fluidos hidráulicos onde a resistência a altas temperaturas seja necessária.

Dentre outras aplicações, podemos citar também:

• Como plastificantes em resinas sintéticas, tintas, borrachas naturais e sintéticas, vernizes eceras;

• Ingredientes em alguns tipos de papéis, papelão, papéis de cópia sem carbono;

• Como óleo de corte e aditivos de óleos lubrificantes;

• Retardante de chama, em combinação com cloreto de polivinila;

• “Starters” de lâmpadas fluorescentes, adesivos, selantes, fita isolante, etc.

Entretanto sua maior aplicação foi como isolante em transformadores e capacitores, sendoutilizado com ou sem adição de compostos benzeno-clorados. Entre vários fabricantes, seu maior produtor mundial foi a Monsanto Corporation, que comercializava o produto com o nome de Aroclor.

Outros nomes comerciais dados ao produto rforam: Pyroclor, Pyralene, Pyranol, Diachlor, Clorinol, Clorphen, Asbestol, No-flamol, dentre outros. Porém o nome comercial que tornou-se sinônimo do produto foi oASKAREL.

Riscos e Toxicologia

Apesar dos PCBs terem sido comercializados desde 1929, seus efeitos tóxicos sobre a saúde pública e sobre o meio ambiente só foram reconhecidos após 1966 quando avanços nos métodos analíticos de detecção confirmaram sua presença no ar, água, sedimentos e organismos vivos, tendo sido encontrado na gordura humana, pássaros, leite, plantas peixes, casca deovos, zooplancton, etc.

A partir de então foram reconhecidos como “contaminantes universais”, tendo a característica de se acumularem na cadeia alimentar causando possíveis efeitos adversos ao homem e aos animais.

Tal efeito foi confirmado em março de 1968, quando na ilha de Kyushy –0 Japão, foi detectado um novo tipo de doença causada pela ingestão de óleo de farelo de arroz que fora...
tracking img