Yogoberry

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
YOGOBERRY: ANÁLISE NA CONSOLIDAÇÃO NO MERCADO
Capitulo 1
O ESSENCIAL PARA UMA MARCA DAR CERTO NO MERCADO
1 – Tipos de Marca
1.2 – Planejamento
1.3 – Posicionamento

Capitulo 2
CONSOLIDAÇÃO DA MARCA
2.1 – Nascimento ( como surgiu )
2.2 – Estratégia
2.3 – Posionamento

Capitulo 1
O ESSENCIAL PARA UMA MARCA DAR CERTO NO MERCADO

O comércio de produtos e serviços é feito no mundo aséculos e claro, passou por diversos formatos e peculiaridades, fora as constantes adaptações ao longo dos tempos. Uma das adaptações que mais tardaram a acontecer foi a aplicação de nomes aos serviços e produtos negociados. Os Insumos básicos, como sal, açúcar, arroz entre outros alimento, além de roupas, foram as primeiras mercadorias a serem comercializadas e por várias décadas não tinham qualquertipo de identificação como marca.
Os Primeiros exemplos de marca, segundo Philip Kotler (1996,p.233), São oriundos das artes. No mundo antigo, escultores e dramaturgos nomes em seus produtos, prática essa que teve continuidade durante a renascença onde pintores como Michelangelo assinavam suas obras de arte.
Com o crescimento de empresas de abrangência nacional e internacional, a pr[atica dese adotar não apenas nomes, mas também conceitos para os produtos e aumentou bastante a partir da década de 80. Como será explorado adiante neste trabalho, é inimaginável nos dias d e hoje em que cada mercado soma um número quase incalculável de marcas em cada segmento, que um produto não esteja associado a um nome, uma embalagem, uma cor e ainda, que não represente alguma coisa.
Segundo MarcosCobra(1986,p.205) para ter uma diferenciação de um produto é preciso investimento em sua marca. Na definição do autor, marca é um nome, termo, desenho ou símbolo, ou combinação dos mesmo que identifica os produtos ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores diferenciando-os dos seus concorrentes. O nome da marca, ou marca nominal, é uma parte de uma marca que pode ser pronunciada ouvocalizada como, por exemplo, Audi, Credicard e etc. Em complemento à marca e seu nome, há a logo marca que pela definição de cobra ( 1986,p.205) é uma parte de uma marca que pode ser reconhecida através de um símbolo, letras diferenciadas, ou por cores.
Dado o cenário de batalha das marcas, onde cada detalhe mínimo faz a máxima diferença na hora de ganhar a preferência do consumidor, muito se imita ecopia e é preciso proteger esse verdadeiro bem, Para se proteger, uma marca( e o uso de todos os atributos a ela relacionados inclusive a logo marcar registrada tem-se o direto protegido em lei de usar a mesma exclusividade. Há ainda a marca de serviço, quando refere-se a um serviço e uma marca comercial, que é o nome legal sob o qual uma empresa atua. Como exemplo a Nestlé que é a marca comercialque possui diversas marcas nominais como Nescafé, Nescau e etc.
Conforme apurado por Churchill e Peter(2003,p.245) uma marca é benéfica tanto para os compradores quanto para os vendedores. De acordo com os autores, as marcas viram referencias na hora de pesquisas e principalmente comparações que impactem na decisão de compra do consumidor que procura aquelas que tenham imagem positiva e seafastam das que tem imagem negativa. Com isso é possível diminuir tempo e energia envolvida no processo de compra além de proporcionar bons sentimentos quando o comprador tem uma boa experiência com a marca.
1.1 - TIPOS DE MARCA
Após breve introdução à história da marca e da definição do que é uma marca, é de fundamental importância que se tenha conhecimento dos tipos de marcas existentes nomercado. De acordo com Churchill e Peter(2003, p.245 e 246) corroborados por Kotler( 1996, p. 235), existem três tipos de marca:
- Marca Fabricante
-Marca Própria(ou do distribuidor)
- Marca Genérica
A seguir será explicado cada um desses tipos de marca, os envolvidos em cada um a delas, bem como seus benefícios e desvantagens.

1.1.2 - Marca do Fabricante
A marca do fabricante como a...
tracking img