Yhyh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIO PARA PROVA.

CAPITULO 1

1) As principais características e consequências da globalização.
R: Uma das características esta ligada aos avanços tecnológicos em transporte e comunicações, tem vida própria e são independente dos governos, por tanto participar ou não da globalização não é uma opção, se a empresa não participar da globalização ficara para traz.

2) Quais os desafiosque a globalização impõe ao Brasil.
R: É necessário que o país mantenha politicas macroeconômicas estáveis, crie condições favoráveis aos investimentos em capital físico e humano e amplie a abertura ao exterior.

3) Quais as oportunidade que a globalização oferece para o Brasil.
R: A grande oportunidade que o Brasil tem a frente é a de reverter seu isolamento da economia mundial e aproveitaras oportunidades oferecidas pela globalização para acelerar seu crescimento econômico.
CAPITULO 2

4) Relacione e explique as características das teorias clássicas e neoclássicas do comercio internacional.
R: Clássica mão de obra e tecnologia, enfatiza a diferença entre a oportunidade relativa da mão de obra entre países para explicar as vantagens comparativas, ou seja, o pais que tivesse umaindústria com produtividade relativa maior da mão de obra exportaria o produto desta indústria, já a neoclássica coloca no centro da explicação para a existência do comercio internacional a diferença de dotação de fatores de produção (capital e trabalho).

5) Qual a importância do comercio entre os países ricos (comercio norte-norte ) segundo as normas teóricas do comercio internacional ,entre eles.
R: A concentração do comércio de manufaturas entre os países ricos era explicada fundamentalmente pela semelhança de seus níveis de renda per capita . Com padrões de demanda semelhante os países tinham estruturas produtivas parecidas e produtos diferenciados

CAPITULO 3

6) Qual foi o objetivo da criação do Gatt. E por quem foi criado.
R: O Gatt foi elaborado a fim de que seestabelecessem regras consensuais para a condição de negociação de redução das barreiras comercias entre as nações. Foi criado por um acordo entre 23 países liderados pelos Estados Unidos e Inglaterra.

7) Qual é a diferença entre Gatt e OMC.
R: GATT é um acordo comercial. OMC é uma organização internacional

8) Dentre os acordos de defesa comercial firmado no âmbito do comercio internacional.Explique o que é dumping, subsídios, salvaguardas.
R: Dumping é uma pratica anti concorrencial, usada em comercio internacional, consistente na venda de produto por valor abaixo do seu preço de custo.
Subsídios é uma forma de apoio monetário, concedida por uma entidade (instituição ou pessoa) a outra entidade individual ou coletiva, no sentido de fomentar o desenvolvimento de uma determinadaatividade desta ou o desenvolvimento da própria.
Salvaguardas são medidas de urgência aplicadas contra as importações de produtos determinados, independentemente de sua procedência, e que podem ser aplicados unicamente durante o período necessário para prevenir ou repara o dano e facilitar o reajuste da indústria nacional.
9) Quando a OMC substituiu o Gatt.
R: 1º de Janeiro de 1995.

CAPITULO 410) O que é taxa de cambio?
R: Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira, medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional.

11) O que prevê uma politica cambial?
R: Manter equalizado o poder de compra do país em relação aos outros com os quais este mantenha relações de troca.

12) Explique a relação entre taxa de cambio e inflação no Brasil?
R: Na medida em que oBrasil, mantém a sua economia aberta ao comércio exterior, uma mudança permanente da taxa de cambio afeta os bens comercializáveis e, eventualmente, influencia o resto da cadeia de preços. É o chamado, repasse da depreciação à inflação.

13) Qual será a tendência da taxa de cambio no ambiente?
a) Elevação da taxa de juros domestico.
R: Tendência - queda na taxa de câmbio ( valorização da moeda...
tracking img