Atividades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?

As empresas brasileiras ainda usam métodos antigos de gestão, dando menos importância em seusfuncionários, e usando organogramas hierárquicos que impedem as idéias chegarem aonde é necessário. O cenário vem mudando nos últimos anos, com organogramas horizontais que visa maior interaçãoentre setores, colocando-os no mesmo nível hierárquico, aumentando as chances de interação e de troca de informação. Há dificuldade da gestão brasileira em saber aproveitar as oportunidades, poisagem com bloqueia por causa de sua visão fechada adotando seus interesses particulares, inutilizando a capacidade de seus subordinados como geradores de conhecimento e obstruindo a espiral doconhecimento.
Outra barreira é a falta de visão sistêmica das empresas e dos colaboradores, As empresas visam seu trabalho isoladamente, assim cada departamento age de forma isolada, esquecendoa empresa trabalha com em grupo, ou seja, objetivos comuns em beneficio empresarial. Os funcionários por sua vez não se soltam dentro da empresa não é necessário profissionais de um setordesenvolver o trabalho dos outros, mas no mínimo agir como facilitadores, saber administrar os problemas e encaminha-los a quem possa resolvê-los trabalhando com facilitadores.
Um último problema édificuldade brasileira de ministrar o conhecimento tácito causado pela falta de interação entre as pessoas em compartilhar seu conhecimento com a empresa. Conseqüência falta de estímulos oupolíticas internas ou por causa da cultura brasileira em não compartilhar seu conhecimento, pois se sentem insegurança, achando que poderão ser substituídas do mercado caso alguém saiba fazer seutrabalho, cada pessoa deve ser o único a executar tarefas.

Referencias Bibliográficas
SINPRORP. BRASIL COMEÇA A VALORIZAR O GESTOR DE CONHECIMENTO. Jornal O Estado de S.Paulo; Seção
tracking img