Gerenciamento de obra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
III período – Curso Técnico em Construção Civil








Notas de Aula









Gerenciamento e Planejamento de Obras II



Allyne Rodrigues Ribeiro

















Objetivo da Disciplina:
A partir dos conceitos já apresentados e estudados no módulo anterior, Gerenciamento e Planejamento de Obras I, aplicar o Gerenciamento e Planejamento de Obras nas maisdiversas situações utilizando as técnicas já estudadas naquele módulo e também ferramentas computacionais (tais como o MS-Project) a serem estudadas neste semestre.
Também Desenvolver habilidades pessoais / profissionais específicas e necessárias a uma gestão de empreendimento (obra).
Desenvolver métodos efetivos para Planejar, Executar, Controlar e Encerrar uma obra fazendo gestão dos recursosdisponíveis e custos previstos, método este que utiliza de tabelas, filtros, relatórios e gráficos, análise financeira do projeto e coleta de informação.
Apresentar uma visão geral da EAP - Estrutura Analítica do Projeto, os fatores a serem considerados e os passos para a preparação desta estrutura.
Desenvolvimento da curva ABC, desde a criação da lista de atividades até a utilização derecursos e emissão de relatórios.

Ementa da Disciplina:
Desenvolver e executar um Plano Gerencial completo (desde o orçamento até a entrega definitiva da obra). Aplicando todos os itens estudados no módulo anterior.
Executar o projeto a partir de uma Carta Convite (fictícia), levando em conta todos os itens a seguir: Identificar Necessidades; Analisar o Projeto (fictício); Quantificar e temporizarcada elemento – Material; Mao de Obra; Verificar peculiaridades; Definir Escopo; Criar Estrutura Analítica do Projeto (EAP); Definir cronograma a partir da EAP; Seqüenciar atividades; Estimar duração das atividades; Desenvolver Cronograma; Definir Custo; Organizar fluxo de material; Selecionar máquinas e equipamentos convencionais utilizados na construção civil; Conferir subsídios suficientes paracontrolar a execução de projeto tais como Métodos de supervisão de equipe e execução de projeto, Modelos de classificação de fornecedores, Métodos de avaliação de produtividade, Dimensionamento de equipes de trabalho, Experiências em implantação de infra-estrutura do canteiro de obras, Modelos de memoriais descritivos e relatórios, Estudo sobre Custos diretos e indiretos, Custo de equipamentos,Composição de custos do salário. Análise detalhada de planilha de BDI; Estudo de Normas Técnicas Pertinentes; Estudo de Código de Obras; Importância da Ergonomia e sua relação com a produtividade.

Requisitos do profissional (ou habilidades a serem desenvolvidas):
Comunicar-se de maneira clara e objetiva; Ser organizado em seu posto de trabalho.

Metodologia de Ensino:
Aulas Teóricas; Notas deAulas; Visitas Técnicas

Objetivo profissional da turma:

Agregar valor profissional através do Aprendizado; Melhorar a qualidade do trabalho;
Garantir Cumprimento de prazo; Trabalhar com Segurança; Otimizar Custos da obra;
Garantir posição no mercado competitivo.


Bibliografia:

• NETTO, Antônio Vieira. Como Gerenciar Construções. São Paulo: Pini, 1988.
• SOUZA, Roberto de.Qualidade na Aquisição de Materiais e Execução de Obras. São Paulo: Pini, 1996.
• GEHBAUER, Fritz. Planejamento e Gestão de Obras. Curitiba: Cefet – PR, 2002.
• TCPO Tabelas de Composições de Preços para Orçamentos é a mais completa e atualizada fonte de informações para elaboração de custos de obras de construção civil no Brasil – PINI Editora.
• SANTOS, Adriana de Paula Lacerda;JUNGLES, Antonio Edésio. Como Gerenciar as Compras de Materiais na Construção Civil – 1ª edição PINI.
• NOCÊRA, Rosaldo de Jesus. Planejamento e Controle de Obras com o MS Project 2007 – 1ª Edição - Editora: Rosaldo de Jesus Nôcera.


Bibliografia Complementar

Normas Técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) relacionadas;
Notas de Aula;
Revista Téchne, Ed. PINI;...
tracking img