Xadrez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cachoeiro de Itapemirim - ES
“EMEBE Áurea Bispo Depes”

Projeto de Xadrez

ELABORAD POR:
Renan Figueiredo Lima
(Acadêmico de Pedagogia pela UNIUBE)

APRESENTAÇÃO

Jogado em um tabuleiro, o xadrez caracteriza-se por ser de natureza recreativa e competitiva, para dois jogadores, e é um dos jogos mais conhecidos do mundo, sendo exercido por milhões de pessoas em competições (amadores eprofissionais), em clubes, escolas, pela internet, por correspondência e informalmente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo. O xadrez tem acendido de maneira expressiva em toda rede pública de ensino nacional. São significativos osnúmeros de alunos que praticam e querem praticar o Xadrez, e os profissionais da educação relatam melhorias significativas no desenvolvimento global dos que estão envolvidos com este jogo milenar, fruto da história e cultura humana.

* Justificativa

O xadrez evolui os aspectos cognitivos daquele que o pratica, abrem as experiências de tomada de decisões, concentração, raciocínio, observação,previsão, imaginação.
Ponderando que a maior parte dos professores de educação física elege as modalidades esportivas e específicas como: voleibol, basquete, handebol, futsal e outros, esquecendo-se do xadrez, onde o mesmo é um esporte de ordem intelectual, que objetiva harmonizar o desenvolvimento mental e social, oportunizando a evolução da capacidade de decisão dos problemas do dia - a – dia,isso ocorre pois os professores se deparam com dificuldades, tais como o grande numero de alunos por classe, o que os leva apenas darem uma plainada pelo esporte mental.
Assim sendo, o xadrez é uma atividade esportiva, a mesma permite com que a criança tenha o subsídio do seu desenvolvimento tanto intelectual, motor e histórico-social.
O projeto pretende mostrar aos professores, que o xadrez nãoseria apenas um jogo comum, mas sim um método de firmamento intelectual e social do desenvolvimento humano infantil, contribuindo assim, no aprendizado e desenvolvimento global da criança.
Atualmente, na maior parte dos centros educativos, o xadrez é uma realidade, a associações de pais, os clubes esportivos, escolas municipais ou algum professor interessado, viabiliza a realização da inserção doxadrez no meio colegial.
O psicólogo Estevan Matheus revela a “terapia do xadrez”, que é indicada para alunos que não estão correspondendo bem aos estudos, em São Paulo, ele atende pré-adolescentes e adolescentes, e diz: "Enquanto ensino os lances do jogo, puxo conversa sobre a vida em casa, na escola e com os amigos", conta Matheus. "O resultado é compensador. Dá para notar um bom reforçocognitivo, que se traduz em maior concentração e melhora das notas", assegura Matheus.
Um projeto de xadrez na escola justifica sua existência pois demonstra que:

* É cultural: Atividade de caráter ludo criativo, de origem milenar que se tem distribuído por todos as nações do mundo, e que encerra uma gama de conhecimentos e experiência que fazem parte do patrimônio cultural dahumanidade.
* Base-se em princípios da matemática: é um instrumento e linguagem cientifica, da técnica e do pensamento organizado.
* Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades de suma importância no desenvolvimento humano.
* Estimula a autoestima, a competição saudável e otrabalho em equipe.
* Proporciona prazer em seu estudo e prática.
* Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais.
* Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.
O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, promove a imaginação, que também contribui para o...
tracking img