Xadrez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aulas

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Essa aula tem por objetivos: estimular a reutilização de materiais, que geralmente vão direto para o lixo, para construir brinquedos; refletir sobre o consumo excessivo de brinquedos que nem sempre são interessantes, divertidos e mais duráveis; experimentar o prazer em construir seu próprio brinquedo exercitando a criatividade,partilhando com os colegas as habilidades e dificuldades e ajudando o outro nesse processo de construção; conhecer o jogo de damas praticado no Brasil e suas variações em outros países do mundo.
Duração das atividades
2 aulas de 50 min. /total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são obrigatórios outros conhecimentos tratados pelo prof. para a realizaçãodesta aula.
Estratégias e recursos da aula
Espaço:
qualquer espaço que permita a construção de brinquedos. É interessante variar os espaços ocupados pelas crianças durante a permanência na escola, então, caso não seja um dificultador para o professor, recomenda-se a realização da aula nos espaços geralmente ocupados pelas aulas de Educação Física.
Materiais:
24 tampinhas de garrafas pet em 2cores diferentes para cada tabuleiro de damas (lembre-se de que precisa pedir esses materiais com certa antecedência para os alunos); um pedaço quadrado (4 lados iguais) de caixa de papelão; tinta guache em duas cores e pincel; um copo com água para limpeza dos pincéis; lápis comum, borracha, régua, canetinhas (opcional).
Atividade 1: marcando o tabuleiro

Dividir a turma em duplas. Para cadadupla, distribuir um pedaço de papelão cortado em formato de um quadrado, com mais ou menos 30cm X 30cm, que servirá de tabuleiro para o jogo de damas. Pedir que as crianças tracem, na largura aproximada da régua, de um lado a outro do tabuleiro, oito espaços no sentido vertical, de cima para baixo. (aprox. 20min.).
Obs.: é recomendável que tracem o tabuleiro a lápis, permitindo que possamdesmanchar, refazer, remarcar, etc.
Atividade 2: ainda marcando o tabuleiro

Fazer os mesmos 8 traços dividindo o tabuleiro, mas, agora, no sentido horizontal, da esquerda para a direita.
(aprox. 5min.).
Atividade 3: decorando o tabuleiro
Com o traçado pronto, com pincel tinta, pintar cada quadradinho de uma cor, intercalando-os tanto no sentido horizontal quanto no vertical. Para facilitar, vocêpode pedir que as crianças façam alguma marca nos quadros que serão pintados da mesma cor. Os quadros que sobrarem, poderão ficar sem colorir ou poderão ser pintados com outra cor disponível. (aprox. 20min.).

Atividade 4: fazendo as peças

Distribuir 12 tampinhas de garrafas pet de cada cor para cada dupla de alunos. Para tornar o jogo mais divertido, você pode pedir que as crianças personalizemas tampinhas, fazendo desenhos como estrelas, bolinhas, carinhas (tipo smile), etc. Deixe a criatividade das crianças guiar a confecção do brinquedo. (aprox. 20min.).

fonte:http://1.bp.blogspot.com/_1_KSZmRJTAA/ShYmfGaUoUI/AAAAAAAAAA0/-5QuyVAvUU8/s400/imagem4.bmp
Atividade 5: jogando o jogo de damas

Trabalhar as regras do jogo de damas com as crianças, começando pela disposição inicial daspeças no tabuleiro, sempre utilizando, para os movimentos das peças, uma única cor. Veja na figura:

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Draughts.svg
As regras podem ser encontradas em diversos sites, livros, revistas, etc. Aqui está uma boa referência com possibilidades de ampliação das formas de jogar desenvolvidas em outros países, http://pt.wikipedia.org/wiki/Damas. Além doBrasil, o site traz figuras, mudanças nas regras, etc em países como Portugal, Rússia, Itália, Turquia, Inglaterra. (aprox. 35min.).
Recursos Complementares
Além do papelão pode-se utilizar E.V.A, papel colorido, peças em madeira para a construção do tabuleiro. Para as peças, pode-se utilizar botões, pedrinhas, moedas, grãos (dê preferência aos maiores), ou fazer as peças em qualquer outro material,...
tracking img