Wimax

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Ao se abordar uma das tecnologias mais avançadas dos últimos tempos, ou seja, o Wimax, os estudiosos e adeptos desse recurso associam esse processo aqueles serviços que podem ser desenvolvidos em instituições públicas ou particulares.
Entretanto, deve-se ter em mente que a tecnologia Wimax e muito mais abrangente, pois a aplicação dessa tecnologia e seus recursos podem seradaptadas ao trabalho de obtenção e envio de dados internas à uma empresa, constituindo uma alternativa rápida de difusão de muitas informações
Em razão disso acredita-se que a abordagem do tema “A aplicabilidade da tecnologia Wimax no Núcleo de Informática do Ministério Público no município de Santana” se justifica na medida em que é necessário ampliar as possibilidades de utilização desta tecnologia ainstituições públicas que necessitam cada vez mais de rapidez na difusão e obtenção de informações relacionadas a sua espera específica de trabalho.
Assim, para fundamentar este estudo partiu-se da seguinte questão/problema: Quais as vantagens da implantação da Tecnologia Wimax no Núcleo de Informática do Ministério Público no município de Santana?
Como hipótese afirma-se que a tecnologiaWimax favorece a velocidade de transferência de dados da base do Centro de Processamento de Dados do Amapá para o Núcleo de Informática do Ministério Público no município de Santana.
Além disso, acredita-se que a infra-estrutura do WiMAX pode oferecer serviços de voz sobre IP (VoIP) agilizando os atendimentos no Núcleo de Informática do Ministério Público no município de Santana.

Os objetivos doestudo consistem em descobrir as vantagens em implantar uma rede WiMax no Núcleo de Informática do Ministério Público do Município de Santana, descrever a estrutura atual de rede de CPD do Núcleo de informática do Ministério Público de Santana, delinear a demanda de usuários de uma rede WiMax e analisar a estrutura necessária para a implantação da rede WiMax.

1 OS AVANÇOS DOS SISTEMAS DEINFORMAÇÃO E A TECNOLOGIA WIMAX: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS

1.1 EVOLUÇÃO HISTÓRICA


De acordo com Alves (2008) o século XX é considerado aquele marcado pela informação. A partir do desenvolvimento de novas tecnologias, a informação começou a fluir com velocidade maior que a dos corpos físicos.
Lima (2007) explica que desde o século anterior, com a invenção do telégrafo elétrico em1837, passando pelos meios de comunicação de massa, e até mais recentemente, o surgimento da grande rede de comunicação de dados que é a Internet, o ser humano tem de conviver e lidar com um crescimento exponencial do volume de dados disponíveis.
O domínio da informação disponível é uma fonte de poder, uma vez que permite analisar fatores do passado, compreender o presente, e principalmente,antever o futuro. Os sistemas de informação surgiram antes mesmo da informática.
Franco (2005, p. 79)

Antes da popularização dos computadores, os sistemas de informação nas organizações se baseavam basicamente em técnicas de arquivamento e recuperação de informações de grandes arquivos. Geralmente existia a figura do "arquivador", que era a pessoa responsável em organizar os dados, registrá-los,catalogá-los e recuperá-los quando necessário.

Esse método, apesar de simples, exigia um grande esforço para manter os dados atualizados bem como para recuperá-los. As informações em papéis também não possibilitavam a facilidade de cruzamento e análise dos dados. Por exemplo, o inventário de estoque de uma empresa não era uma tarefa trivial nessa época, pois a atualização dos dados não era umatarefa prática e quase sempre envolvia muitas pessoas, aumentando a probabilidade de ocorrerem erros.
Com isso, pode-se concluir que a pré-história dos Sistemas de Informação foi marcada pela simplicidade dos dados, informações, métodos e técnicas, assim como pela limitação do sistema e pela sua ineficiência.
Santos (2006, p. 81)

Conceito de Tecnologia da Informação a Tecnologia da...
tracking img