Wimax

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
WiMax

Curso Superior de Tecnologia Redes de Computadores

2

Redes WiMax
> WiMAX - Worldwide Interoperability for Microwave Access (Interoperabilidade Global para Acesso por Microondas) IEEE 802.16. > Funcionamento semelhante a redes Bluetooth. > Velocidades podem chegar ate 75Mbps ou mais a uma distância de até 10Km. > Possui QoS e interfaces para redes IP, ATM E1/T1 e Ethernet. > Opera nafaixa ISM (Industrial, Scientific, Medical) centrada em 2.45GHz.
Marcos Ferreira da Silva

3

Redes WiMax
> Maior quantidade de usuários. > Um sistema WiMAX consiste em duas partes:


Uma torre WiMAX, parecida em seu conceito com a torre de telefonia celular - uma única torre WiMAX pode fornecer cobertura para uma área muito grande - aproximadamente 8.000 km2. Um receptor WiMAX - o receptor e aantena poderiam ser uma pequena caixa ou um cartão PCMCIA, ou poderiam ser integrados ao notebook como o WiFi.



Marcos Ferreira da Silva

4

Redes WiMax

Marcos Ferreira da Silva

5

Redes WiMax

(MAN) Área de Rede Metropolitana (LAN) Área de Rede Local (PAN) Área de Rede Pessoal

IEEE 802.16

Conecta dispositivo num raio de até 48km Conecta dispositivo num raio de até 91m Conecta dispositivosnum raio de até 10m

IEEE 802.11

IEEE 802.15

Marcos Ferreira da Silva

6

Prós
> Diminui custos de infra-estrutura de banda larga para conexão com o usuário final; > Deverá ter uma aceitação grande por usuários, seguindo a tecnologia Wi-Fi (IEEE 802.11) e diminuindo ainda mais os custos da tecnologia; > Possibilitará, segundo a especificação, altas taxas de transmissão de dados;

Marcos Ferreirada Silva

7

Prós
> Possibilitará a criação de uma rede de cobertura de conexão de Internet similar à de cobertura celular, permitindo acesso à Internet mesmo em movimento; > Existe amplo suporte do desenvolvimento e aprimoramento desta tecnologia por parte da indústria.

Marcos Ferreira da Silva

8

Contra
> Nos testes atualmente realizados mostrou-se como grande frustração quanto à taxa detransmissão; > Apesar das muitas iniciativas e pesquisas, essa tecnologia ainda tem um período de maturação a ser atingido; > Pode, em alguns países, haver sobreposição de utilização de freqüência com algum serviço já existente;
Marcos Ferreira da Silva

9

Contra
> Em alguns países a tecnologia já foi inviabilizada devido a uma política específica para proteção do investimento de capital, járealizado com licenças da tecnologia de telefonia móvel. > Nas faixas de freqüência mais altas existem limitações quanto a interferências pela chuva, causando diminuição de taxas de transferências e dos raios de cobertura.

Marcos Ferreira da Silva

10

WiMax

> O benefício crucial do padrão WiMAX é a oferta de conexão internet banda larga em regiões onde não existe infra-estrutura de cabeamentotelefônico ou de TV a Cabo, que sem a menor dúvida são muito mais custosos.

Marcos Ferreira da Silva

11

WiMax

> Este benefício econômico do padrão sem fio para redes MAN proporciona a difusão dos serviços de banda larga em países em desenvolvimento, influenciando diretamente na melhoria das telecomunicações do país e conseqüentemente no seu desenvolvimento.

Marcos Ferreira da Silva

12

WiMax
>Segundo o relatório do CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) do ano de 2006, sobre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, um dos requisitos para a implantação do SBTVD é a criação de um sistema WiMAX para todo o Território brasileiro. > Para se estabelecer uma cobertura nacional (rural e urbana) são necessárias 2511 estações WiMAX com um investimento próximodos R$ 350 milhões de reais.
Marcos Ferreira da Silva

13

Testes
> Um experimento da rede WiMAX feito em 2005 por uma grande operadora de telefonia celular dos Estados Unidos teve um resultado pouco animador. > Foram relatados problemas para atingir os níveis esperados de transferência de dados, chegando apenas a um pequeno percentual dos níveis laboratoriais alcançados.

Marcos Ferreira da...
tracking img