Walfare states

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Políticas Sociais - Walfare State

Somente após a 2ª Guerra Mundial é que se deu o processo de proteção social, sendo específico em cada país. Políticas sociais com eminência de igualdade para o chamado acesso universal, o mínimo oferecido para todos, sem nenhum tipo de restrição. Ao perder sua fonte de renda, estaria amaparado no seguro - desemprego, salário - família e formaçãoprofissional. São garantias do estado ao cidadão, sempre a partir de contribuições citadas em lei. Segundo Faleiros, isso determina o Welfare States, o estado de bem - estar, o estado assistencial, aonde se garante o mínimo para todos e o acesso gratuito a certos serviços. A cidadania, são direitos estabelecidos em lei e lhe garantem o "acesso geral". Assim, é o reconhecimento da soberania da naçãosobre o estado, do povo sobre o governo, da sociedade cívil sobre as instituições.

Tipos de Welfare States
A maioria dos países possuem proteção social através de articulações públicas, muitos se equivalem, mas o que os diferenciam são as formas como são operados . Os sistemas são comparados através de análises históricas, políticas e econômicas, dentre outras.
Analisando tais fatos,Esping Anderson¹, nos apresenta três tipos de Welfare States, são eles:
A) O Liberal - Quando a economia de mercado aplica diversas penas que atigem certos segmentos sociais e assim havendo a necessidade de uma interveção estatal.
Segundo Andersen, tal modelo prevalece certos esquemas privados, pois o mercado funciona como espaço de distribuição.
B) O Conservador - A proteção estatal évinculada através da forma pela qual os grupos protegidos se desempenham. A distinção é feita através da contribuição para o tesouro. O acesso a benefícios está relacionado ao trabalho e ao seu status ocupacional.
C) O Social - Democrata - Com uma visão mais ampla, usa como objeto de análise o grau de democratização social ao qual o capitalismo alcançou. Sendo inserida a modalidade institucionalredistribuitiva de proteção social. Aonde se produz e distribui bens e serviços sociais "extramercado".
Diante de todos os tipos, existe equiparidade com o ideal de justiça. Uma justiça que visa de certo modo a igualdade no que diz respeito a resultados, e a justiça formal, que está garantida pela igualdade e oportunidades. Aparecendo em diferentes tipos , a ideia de justiça, no traz uma formaperfeira de Welfare State, o redistributivo.
O poder de mobilização política e a democratização social do capitalismo podem articular conflitos distributivos para que se chegue a um estado de bem - estar. A mobilização através da classe trabalhadora impondo limites e de certo modo freando a hegemonia de partidos que representam as classes dominantes, está relacionado com a democratizaçãosocial do capitalismo, que constitui o welfare states. Essa democratização implica em reforço da solidariedade, aonde se exclui os modelos competitivos e, por um modelo universal, a inserção do "salário social"; a substituição de distribuição de mercado através dos direireitos de cidadania, a tributação progressiva, e transferência sociais através de redistribuição efetiva, e segundo Andersen, ameta seria o pleno emprego, pois é a base financeira para os demais objetivos.
A ideia do modelo social - democrata é muito valorizado e desejado, em virtude de sua ênfase na redistributividade, mas vale ressaltar o segredo do seu sucesso, antenceder uma unidade na estrutura socio-economica. O exemplo mais claro citado por Offe² é Suécia, aonde se encontra uma sociedade altamente homogênea.Politicamente organizada, com a economia voltada para exportações, tendo como características social - democratas em seus duráveis governos, uma cultura igualitária em virtude da redistribuição do passado e homogênea no que tange a ausência de divisões culturais.

Welfare State e os países periféricos - Brasil
Em virtude da profunda desigualdade de classes, as políticas sociais não são...
tracking img