A Trajet Ria Do Walfare State No Brasil

355 palavras 2 páginas
A trajetória do Walfare State no Brasil
Pensar em um estado de bem estar social é pensar e um estado industrializado, Um estado forte, grande. Que distribui recursos que assumem funções das políticas sociais, um estado de pleno emprego.
Na Europa, de 1945 á 1973 tem essa estrutura, essa política de pleno emprego, essa política que oferece recursos e salários indiretos.
O estado garantia educação, saúde, serviços públicos de qualidade, saneamento, e emprego com bom salário. Tendo bom salário garantia assim que os trabalhadores não fizessem greves, nem saíssem as ruas para reivindicar direitos, garantia uma espécie de regulamentação social.
O estado de bem estar social então tinha a função de fazer com que o salário sobrasse para o consumo.
Era um estado que investia nas industrias; para que as industrias gerassem empregos, e a população plena ativa estar empregada. Se a população plena ativa estivesse empregada, ela teria rendas, e consumiria mais. E isso movimentaria o mercado interno. Consumindo mais, geraria mais produção e mais empregos.
O surgimento do walfare state no Brasil é diferente das observado nos outros países industrializados.
O Brasil se industrializa no período de 1930-1950; para se industrializar, precisou incentivar a classe trabalhadora que esta indo para a cidade com algumas leis, Regulamentando o mercado de trabalho.
Podendo assim notar que as leis na Europa foi conquistada pela classe trabalhadora. E no Brasil as leis trabalhistas só foram formadas para que pudesse formar também as industrias. E essas leis como aposentadoria, pensões não se estendia para os trabalhadores rurais, cabia apenas para os trabalhadores urbanos .
A Europa produzia para o mercado interno. Já o Brasil a economia sempre foi agrária exportadora. A renda das industrias só vai ser superior as rendas do campo em 1956.
Podemos então dizer que Walfare State no Brasil foi comprometido pela elevada segmentação da sociedade

Relacionados