Maria da penha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
iaFACULDADE EVILÁSIO FORMIGA
CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
ESTÁGIO SUPERVISIONDO


Projeto apresentado à disciplina Estagio Supervisionado II, ministrada pela professora Katiusca Torres requisito parcial de avaliação do estágio.



CAJAZEIRAS
2012
Apresentação

O projeto de pesquisa ora apresentado tem o intuito de aprofundar os estudos no âmbito do Hospital Regional deCajazeiras – HRC, no decorrer do estágio supervisionado. Será fundamentada a seguinte temática: “A violência contra a mulher”, o despertar para o objeto de estudo, foi o fato de surgir inúmeras jovens agredidas por seus companheiros, no HRC.
O esboço do projeto é composto por justificativa, que na qual enfoca a importância do mesmo dentro da Instituição. Na fundamentação teórica será debatido,os índices de agressões, o que leva o agressor a praticar tal crime, os direitos que assegura a vitima e qual o olhar do Estado para essa relevância.
Serão apresentadas no decorrer da pesquisa as indagações a cerca do objeto respondidas pelo estudo; os objetivos geral e específico, assim como os procedimentos metodológicos, no qual determina o tipo de pesquisa, o recorte teórico metodológico, ossujeitos da pesquisa, o universo e a amostra a serem investigados, as fontes de pesquisa, o período e local desta e os instrumentos de coleta e análise de dados.
Para finalizar conta como parte o Cronograma de atividades, as referências e o apêndice, o qual constará o roteiro de entrevista e o questionário, como também o cronograma e o termo de consentimento.


Justificativa

No decorrer doestágio supervisionado no Hospital Regional de Cajazeiras-HRC foi observado um índice de agressões contra mulheres por seus parceiros. A partir das observações durante o estágio e do estudo na área, foi percebido que esse quadro, trata-se de uma questão de saúde pública, pois, quando as mesmas buscam ajuda clinica nas emergências hospitalares tratam apenas das lesões físicas, deixando a violênciaem si invisibilizada.
A violência contra a mulher é um problema universal que atinge milhares de pessoas, geralmente não obedecem a um padrão de nível social, econômico, religioso ou cultural, Pois percebemos que as agressões acontecem nos mais variados segmentos da sociedade. O interesse pelo tema surgiu a partir de observações no âmbito do HRC, onde se percebe mulheres que são violentadasfrequentemente pelos seus parceiros. Existem vários tipos de violência, dentre elas é plausível abordar sobre a violência doméstica. Muitas vezes por medo ou por vergonha não é denunciada pelas vítimas. As situações impostas para as mulheres são constrangedoras, às vezes irreversíveis. Diante disso é importante ressalvar a Lei de nº 11.340/06 Maria da Penha, uma lei inovadora que traz consigo váriosdesafios desde a sua implementação, rompendo com uma tradição cultural de uma sociedade machista.
Diante deste contexto surge o interesse de avaliar e analisar qual a importância da nova lei na vida dessas mulheres, que são fortemente agredidas tanto fisicamente quanto psicologicamente.

Construção do objeto

A Política de Saúde é um direito almejado pelas classes trabalhadoras,mediadas pela interferência Estatal que na qual mantém a ordem social capitalista.
A partir do século XX inicia-se o processo de intervenção do Estado na elaboração e efetivação das políticas sociais, com isso surgem inúmeras propostas, tais como assistência médica, assistência previdenciária, que antes era pautada pela filantropia e a prática liberal (BRAVO, 2009).

Na década de 1920 tivemos omarco da previdência social no Brasil, através do decreto da lei nº4.682 no dia 24 de janeiro de 1923 o qual foi aprovado pelo Congresso Nacional a lei Eloy Chaves, fruto de inúmeras reivindicações das classes mais desprovidas de direitos, os operários buscavam melhores condições de trabalho, pois, trabalhavam jornadas exaustivas, não tinham direito a pensão, aposentadoria, saúde ou seja os...
tracking img