Wagner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Conceitue Deficiência e a evolução do pensamento no decorrer dos anos.

Segundo a Organização das Nações Unidas1, há cerca de 600 milhões de pessoas com deficiência no mundo, sendo que 80%vivem em países em desenvolvimento.
Estas pessoas estão dentre as mais estigmatizadas, mais pobres e que têm os níveis mais baixos de escolaridade de todos os cidadãos mundiais, caracterizandoviolação de direitos humanos universais.
Em bioética, concepções como principialismo, utilitarismo, bioética de proteção e bioética de intervenção oferecem aportes para a análise da situação das minorias,o presente trabalho considera que essas correntes podem mediar a abordagem de dilemas éticos suscitados pela assistência a pessoas com deficiência e propõe focalizar a problemática da alocação derecursos.

2. Descreva os princípios universais o ferramental básico para a discussão de dilemas éticos em relação aos deficientes.
Princípios universais o ferramental básico para a discussão dedilemas
éticos: autonomia, beneficência, não maleficência
e justiça.

Autonomia : A primeira ação organizada que resgata a autonomia das pessoas com deficiência foi o Movimento de Vida Independente,surgido em Berkeley, Califórnia, na década de 1960. Um dos princípios do movimento era afirmar a capacidade da pessoa com deficiência em administrar a sua vida

Beneficência : que, de acordo comBeauchamp
e Childress6, significa buscar fazer o bem.

Não Maleficência : A não maleficência significa não infligir danos intencionalmente e também evitar que eles venham a ocorrer. Segundo esteprincípio, tanto o diagnóstico da deficiência quanto os cuidados específicos devem ocorrer precocemente para assegurar o desenvolvimento global da criança e de pessoas com alguma lesão potencialmentecausadora de deficiência.

Justiça : o princípio da justiça está fortemente relacionado à justiça distributiva, isto
é, à responsabilidade da sociedade em distribuir eqüitativamente as cargas e os...
tracking img