Processos e suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios
Processos e Suprimentos
1- Fale sucintamente da evolução da cadeia de suprimentos desde seus tempos mais remotos até os tempos atuais.
A cadeia de suprimentos teve uma grande evolução até chegar ao ponto atual, passo a passo até chegar a cadeia logística, passando de atividades integradas para funcional e estratégica, serviço e logo mais sistemas de informação, gestão e cadeialogística. A logística atual é dotada de tecnologias para suprir demandas, das várias formas de agilidades para que o produto chegue ao cliente no tempo certo, lugar certo e com qualidade e bom preço usando as ferramentas certas ,como o marketing, planejamento no controle de produção, planejamento de estoques, gerenciamentos de custos, fornecedores eficientes, transportes, entre outros paracadeia logística ideal.

2- Quais as principais transformações ocorridas na década de 90 e suas implicações para cadeia produtiva brasileira.
A globalização, as grandes ofertas por custos variáveis, diversificações de produtos de outras nacionalidades e concorrências influenciaram bastante na cadeia produtiva brasileira.

3- Qual a importância da revolução industrial para astransformações que originaram nos grandes complexos industriais.
A revolução industrial proporcionou a quantidade em massa de produtos, devido o surgimento das máquinas acarretando assim preços baixos no mercado consumidor.

4- Cite vantagens e desvantagens da verticalização.
As vantagens são: a independência de terceiros; liberdades de mudanças de planos; manutenção de segredos industriais.(exemplo: extração do petróleo, indústria, mineração, papel)
As desvantagens são: Investimento maior (mão de obra qualificada, equipamentos); imobilizar mais patrimônio (recurso) o que gera mais impostos e a depreciação; menor flexibilidade e incorporação de tecnologia; flutuação da demanda.
5- Cite vantagens e desvantagens de uma gestãohorizontalizada.
Vantagens: Redução de custos, pois não tem mão de obra; maior flexibilidade (escolha, de preço, qualidade, compra em geral); incorporação de tecnologia; manter o foco no negócio.
Desvantagens: Menor controle tecnológico; deixo de conferir o lucro do fornecedor; maior exposição.

6- Quais são os três pilares da estrutura horizontalizada de uma organização, explique comexemplo cada uma delas.
Terceirização dos produtos, (exemplo é a redução de custos.)
Investigação sobre a concorrência; (exemplo ter mais contatos com outros fornecedores).
Relacionamento no canal de suprimento e distribuição. (Canais tecnológicos)

7- Para Martin Christopher a vantagem competitiva para uma rede horizontalizada competir se resume em: vantagem em produtividade e vantagem emvalor. Com essa base nisto explique como se explica a vantagem em valor para uma cadeia de serviços.
Na cadeia de serviços a vantagem de valor é quando se aplica maior atenção as meios de transformação, ou mais tecnologias voltadas aos serviços, produtos e materiais, para obter o valor desejável.
8- Diferenciar redes de empresas, cadeias produtivas e cadeias de suprimento. Dê um exemplo queenglobe todos estes conceitos.
Cadeia de suprimento é uma cadeia produtiva; uma rede de empresas são inúmeras cadeias produtivas.

9- Quais os tipos de planejamento para a gestão da cadeia de suprimento.
Planejamento da Gestão de stocks, Gerenciamento da demanda, Planejamento sobre o Preço do produto, Plano estratégico, Planejamento de fornecimento, Planejamento e programação da produção.10- Que problemas podem vir da tentativa de se criar uma cadeia de suprimentos eficiente e de rápida resposta baseada na dependência de dados em tempo real.
É preciso um bom sistema de informações para que a cadeia de suprimentos seja capaz de atender a demandas sem que haja problemas, a falta de comunicação pode interferir muito no desenvolvimento da cadeia de suprimentos.
11- O que é...
tracking img