Trabalho de processo de suprimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS APLICADAS AO PROCESSO PRODUTIVO DE BENS E SERVIÇOS

TÓPICO:
ASPECTOS FINANCEIROS E ECONÔMICO DAS EMPRESAS E FORNECEDORES.

Introdução
Por muito tempo, a velocidade de propagação de conhecimentos e informações e a troca de experiências entre os diversos indivíduos ou entre grupos distintos eram demasiadamente lentas.
O aparecimento das máquinas a vapor e umpouco mais tarde dos trens e em seguida dos automóveis consolidaram o domínio dos homens sobre as máquinas. Um pouco mais tarde, conhecido o eletromagnetismo, a velocidade de propagação de informações atingiu níveis espantosos, devido ao uso do telégrafo e do telefone.
Mais recentemente, o surgimento de computadores pessoais, com suas redes de comunicação globais como a Internet, coloca ahumanidade frente a uma nova onda de transformações. As luzes que se acendem são de uma era em que bits valem mais que átomos e que bens materiais não são mais garantia de poder e riqueza. Atualmente, a expressão “tempo real” aparece com freqüência dando a idéia da velocidade que corre a informação através dos canais de comunicação que envolvem o globo.
Não há atividade humana que resista aesse período de transição. O impacto das redes de computadores, da microeletrônica, das telecomunicações é total e pode ser sentido no trabalho, na educação, na economia, no entretenimento, nas artes, ou seja, em todas as esferas sociais. Assim sendo, o homem, segue como parte integrante, por um lado passivo e por outro atuante, nesse cenário de singularidade e de intensas mudanças tecnológicas.Desse modo, a sociedade, segundo alguns, autores é “pós-industrial” ou “informacional” e vive-se, hoje, o que se chama de “era da informação”.
O microchip marcou, da mesma forma como a máquina a vapor, a eletricidade e a linha de montagem em outros tempos, um avanço único no desenvolvimento tecnológico da humanidade.
Da nova economia, saem a linha de produção, os carros, o aço, aprodução em massa, o marketing de massa e a mídia de massa, que distribuíam seus produtos derivados de grandes indústrias, estúdios e editoras, para entrarem os websites, rápidos como a luz numa fibra óptica, com seus conteúdos especializados e customizáveis, milhares deles, a poucos cliques de um mouse, bastando estar conectado ao ciberespaço.

Ambiente Empresarial

Não é mais novidade parao empresário, ou executivo, bem informado que este é um tempo de mudanças aceleradas, sem precedente na História da Civilização. A Globalização é um dos fatores mais marcantes da economia mundial neste final de século. Não é por acaso que o bom da Internet se dá justamente no momento histórico em que as fronteiras entre os Estados, e os mercados, estão se diluindo.
A Tecnologia , em todasas áreas, mas principalmente na Informação, é um forte alavancador dessas mudanças. Todos os aspectos da vida humana estão sendo revistos e repensados, e numa velocidade muito grande; o comportamento das novas gerações; o consumo, diante das pressões ecológicas e maior consciência dos direitos do consumidor; até o ambiente empresarial, em que a tradicional estrutura hierárquica está passando poruma profunda revisão. Os fatores de mudança e os caminhos possíveis são polêmicos.
A Administração de Empresas tem mudado muito, em função desse novo ambiente, sob o impacto de trabalhos de consultores e experiências práticas de empresas como a Toyota, 3M, GE, Ford, entre outras. Nesse sentido, a Tecnologia da Informação aparece como um recurso estratégico para a vantagem competitiva. Fatorestecnológicos para a interconectividade e a agregação de valor aos produtos, serviços e processos estão levando a um reposicionamento da indústria, inclusive com a aglutinação de fornecedores.
A Tecnologia no Processo Produtivo

Novas tecnologias são ofertadas no mercado, a cada dia, diretamente aplicáveis a inovações tanto no produto final como no processo de produção. A competição se dá, por...
tracking img