Estigma - antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo Erwing Goffman e a sua publicação sobre Estigma diz que os gregos criaram o termo Estigma para se referirem a sinais corporais que impregnavam o sentido pejorativo, porém é aplicado a própriaporém é aplicado a própria desgraça.
Todo o ser humano tem a necessidade natural de sentir-se integrante de uma equipe ou grupo, com pessoas que julga “normais” e com características compatíveis,sejam elas morais, físicas e/ou simplesmente profissional.
Estigma é uma marca, uma ação, uma desarticulação, uma perturbação física de um ser que precisa ser evitado, fundamentalmente depreciativa quetende a desqualificar o outro, com o objetivo de diferenciá-lo dos demais.
O termo estigma, portanto, será usado em referência a um atributo profundamente depreciativo, mas o que é preciso, narealidade, é uma linguagem de relações e não de atributos.(GOFFMAN, Erwing, 1891)
Um atributo que simboliza estigma em alguém pode confirmar a “normalidade” em outro alguém assim não podemos declararalguém de “normal” ou “anormal”, nem honroso e nem desonroso.
Podemos destacar três tipos de estigmas nitidamente diferentes. Há as abominações do corpo, as deformidades físicas as culpas de caráterindividual, como o homossexual, o ex - detento, por exemplo, tida como vontade fraca e a também os estigmas tribais, de raça nação e religião; entretanto em todos eles o sentido de estigma é o mesmo,um individuo que poderiam ter sido facilmente recebido na relação social quotidiana possui um traço que se pode-se impor a atenção e afastar aqueles que encontra, destruído a possibilidade de atençãopara os outros atributos.
A pessoa estigmatizada não se ver como uma pessoa ”normal ” uma integrante de foto da sociedade não aceita sua personalidade ou condição, então é mas fácil procurar uma formade” curar “ (terapia) o seu problema do que aceitar-se; tal aceitação quando não é efetivada faz com que a angustia que sofre o estigmatizado leve – o a tal exemplo acima citado.
É uma questão do...
tracking img