Processo de suprimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSOS DE SUPRIMENTOS

Técnicas de pesquisa de mercado:
* Fornecedores nacionais e internacionais
* Características produtivas
* Técnicas e tecnologias aplicadas ao processo produtivo de bens e serviços
* Aspectos financeiros e econômicos das empresas fornecedoras


Critérios de desempenho para a homologação de fornecedores:
* Capacitação financeira
* Índices depontualidade
* Desempenho na entrega
* Padrões de qualidade
* Outros critérios utilizados

Técnicas de negociação de compras:
* Prospecção, preparação de entrevistas e de negociações, desenvolvimento de negociação, modernas técnicas de negociação e de fechamento de compra em função do tipo de negócio
* Aspectos práticos; formas de financiamento, formas de pagamento, utilizaçãode equipamentos
* Serviço aos clientes; disponibilização dos pedidos, qualidade da entrega
* Métodos e técnicas de comunicação aplicados no atendimento a fornecedores

Legislação aplicada a contrato de compras e às contratações em organizações públicas e privadas

Noções de processamento de pedido de compras
* Pedido de compras
* Rotinas de registros administrativos e banco dedados
* Acompanhamento do pedido e controle de fornecedores
* Baixa do pedido de compra
* Relatórios de desempenho

Noções de economia e mercados
* Variações
* Precificação

INTRODUÇÃO

Vivencia-se presentemente, uma grande mudança nas relações entre fornecedores e compradores. Os compradores estão mais exigentes em relação à qualidade dos produtos e serviços adquiridos,buscam um atendimento personalizado e diferenciado e desejam produtos e serviços inovadores e tecnologicamente atualizados, além de condições comerciais mais favoráveis. Do lado dos fornecedores, vemos a concorrência cada vez mais acirrada, transcendendo, grande parte das vezes, os limites regionais, avanços tecnológicos que proporcionam novos processos de produção e a busca pela qualidade e peloaumento da produtividade como imperativos para sobrevivência no mercado.
Neste sentido, verifica-se que os relacionamentos baseados em ações de colaboração, parcerias e alianças estratégicas estão sendo cada vez mais utilizados na busca de vantagem competitiva. Sendo assim, entendemos que as organizações devem atuar como se fossem elos de uma cadeia de suprimentos, onde todos devem ter comogrande objetivo satisfazer as necessidades do cliente. Uma organização não pode ser competitiva se atuar de forma isolada. Quando um produto ou serviço de uma organização é adquirido, em verdade ele é adquirido de uma “cadeia de suprimentos”, em que vários fornecedores atuaram de forma conjunta para prover este produto ou serviço. Logo, é necessário que todos os elos trabalhem de forma integrada, nosentido de otimizar suas operações e auferir ganhos de custo e qualidade que tornarão mais competitiva a cadeia de suprimentos em que se encontram inseridos.
Os fabricantes de classe mundial entendem que seus fornecedores exercem papel fundamental em seus negócios, logo é preciso desenvolvê-los. Neste sentido, fornecedores passam a ser selecionados e desenvolvidos considerando-se os resultados emlongo prazo, pois assim torna-se possível melhorar a qualidade do produto, agilizar a entrega e uma melhor integração entre fornecedor e cliente. Não obstante o preço ser importante, o fornecedor deve ser capaz de produzir materiais de qualidade assegurada, entregar os mesmos na quantidade e no momento certo, ser digno de confiança. Contratos de longo prazo são uma tentativa de estimular eprivilegiar a relação de confiança e colaboração que passa a ser cada vez mais usado pelos fornecedores de classe mundial.
Infelizmente, muitas empresas brasileiras ainda baseiam sua escolha de fornecedores meramente na questão de menor preço, ou seja, em grande parte destas empresas ainda temos um relacionamento fornecedor/comprador que não prima, na maioria dos casos, pela confiança mútua....
tracking img