Wagner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A P O S T I L A

COMANDO E MOTORES

ELÉTRICOS
























Curso Técnico em Plásticos
Professor Jorge Eduardo Uliana
E-mail jorge.eu@terra.com.br


1 - Introdução Geral



1.1 - Eletromagnetismo

Sempre que uma corrente elétrica percorre um condutor, um campo magnético é gerado ao redor do mesmo. Os princípios do magnetismo são uma parteimportante da eletricidade, pois além dos motores, eletroímãs são utilizados em vários componentes elétricos.

[pic]
1.2 - Motor Elétrico

É uma máquina que converte a energia elétrica e energia mecânica (movimento rotativo), possui construção simples e custo reduzido, além de ser muito versátil e não poluente. O motor elétrico tornou-se um dos mais notórios inventos do homem ao longo de seudesenvolvimento tecnológico. A finalidade básica dos motores é o acionamento de máquinas, equipamentos mecânicos, eletrodomésticos, entre outros, não menos importantes. Seu princípio de funcionamento, construção e métodos de partida, serão conhecidos ao longo desta disciplina.

[pic]

1.3 - Métodos de Partida

Os motores são comandados através de chaves de partida, sendo que as mais empregadas são:➢ Partida Direta/ Reversora;
Acionamento de pequenos motores;

➢ Partida Estrela Triângulo;
Acionamento de grandes motores sem carga;


➢ Partida Compensadora;
Acionamento de grandes motores com carga;

➢ Partida com Soft-Starter;
Acionamento de grandes motores com carga;


➢ Partida com Inversor de Freqüência.
Acionamento depequenos e grandes motores;




1.4 - Tipos de Circuitos

Todas as chaves de partida mencionadas anteriormente possuem um circuito principal e um circuito de comando. O circuito principal ou de força com também é conhecido, é o responsável pela alimentação do motor, ou seja, ele é o responsável pela conexão dos terminas/fios do motor a rede elétrica. O circuito de comando, como o próprio nomediz é responsável por comandar o circuito de força, determinando quando o motor será ligado ou desligado.

1.5 - Componentes das Chaves de Partida

As chaves de partida são compostas pelos seguintes dispositivos:

➢ Dispositivos de Proteção:
Fusível, Rele Térmico, Disjuntor Motor;

➢ Dispositivos de Comando:
Botão, Contator, Temporizador;

➢ Dispositivos deSinalização:
Sinaleiro, Voltímetro, Amperímetro;


[pic]







2 - ELETROMAGNETISMO

2.1 - Cargas Positivas e Negativas

Os elétrons na faixa exterior de um átomo são deslocados facilmente pela aplicação de alguma força externa. Os elétrons que são forçados para fora de suas órbitas podem resultar na falta de elétrons no átomo de onde saem e em um excesso no átomo para onde vão.A falta dos elétrons cria uma carga positiva porque há mais prótons do que elétrons e o excesso dos elétrons cria uma carga negativa.
[pic]

2.2 - Atração e Repulsão

Em eletricidade, o velho ditado “os opostos se atraem” é verdadeiro. Todos os corpos carregados eletricamente possuem um campo invisível ao seu redor. Quando dois corpos carregados com cargas iguais são colocados juntos, seuscampos elétricos trabalharam para repelí-los e quando dois corpos carregados com cargas contrárias são colocados juntos, seus campos elétricos trabalharam para atraí-los. O campo elétrico em torno de um corpo carregado é representado por linhas invisíveis de força e estas linhas representam um campo elétrico invisível que causa a atração e a repulsão.

[pic]

2.3 - Magnetismo

Denominamos demagnetismo, as linhas invisíveis de força criadas pelos ímãs naturais e pelos eletroímãs. Os três tipos mais comuns de imãs naturais são a ferradura, a barra e a agulha de bússola. Os ímãs possuem duas características principais, atraem e se prendem ao ferro e se livres para se moverem como a agulha da bússola, apontam para os pólos norte e sul.
[pic]

2.4 - Linhas do Fluxo Magnético

Cada...
tracking img