Vygotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Teorias de Vygotsky, Freud e Piaget
São Paulo
2006
[pic]

Teorias de Vygotsky, Freud e Piaget

Trabalho de Eficiência entregue à matéria de Psicologia da Educação pelo Centro Universitário Paulistano. Orientador: Profª. Shirlei

São Paulo
2006
ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 1
2. BIOGRAFIA 2
3. ESTUDOS 3
4. ANTECESSORES 5
5. SEMELHANÇAS E DIFERENÇASENTRE AS TEORIAS DE VYGOTSKY, FREUD E PIAGET. 8
6. CONCLUSÃO 9
6.1. Teoria de Vygotsky 9
6.2. Teoria de Piaget 9
6.3. Teoria de Freud 9
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
LISTA DE TABELAS

Tabela 1- Tabela de Semelhanças entre Vygotsky, Freud e Piaget 8
Tabela 2 - Tabela de Diferenças entre Vygotsky, Freud e Piaget 8

INTRODUÇÃO

Neste trabalho faremos um estudo sobrea vida e obra de Liev Semiónovich Vygotsky, focando sua teoria histórico-cultural.
Veremos também as teorias de Jean Piaget e Sigmund Freud , atentando para a área de desenvolvimento e educação do ser humano e citando as semelhanças e diferenças entre as teorias desses pensadores.

BIOGRAFIA

Lev Semyonovitch Vygotsky nasceu em 05 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, nonordeste de Minsk, na Bielo-Rússia. Completou o primeiro grau em 1913, em Gomel, em 1917, após graduar-se na Universidade de Moscou, com especialização em literatura, começou sua pesquisa literária.
De 1917 a 1923, Vygotsky lecionou literatura e psicologia numa escola em Gomel, onde dirigia também a seção de teatro do centro de educação de adultos, além de dar muitas palestras sobre os problemas daliteratura e da ciência. Ele interessava-se por diversas áreas de conhecimento: arte, literatura, lingüística, filosofia, neurologia, estudo das deficiências e temas relacionados à educação. Durante esse período, Vygotsky fundou a revista literária Verask, mais tarde reeditada com o título de A Psicologia da Arte. Também criou um laboratório de psicologia no Instituto de Treinamento de Professores,onde dava um curso de psicologia, cujo conteúdo foi publicado mais tarde, na revista Psicologia Pedagógica.
Em 1924, Vygotsky mudou-se para Moscou, trabalhando primeiro no Instituto de Psicologia, e depois no Instituo de Estudos da Deficiências, por ele criado. Ao mesmo tempo, dirigiu um departamento de educação de crianças deficientes físicos e mentais, em Narcompros, além de dar cursos naAcademia Krupskaya de Educação Comunista, na Segunda Universidade Estadual de Moscou (posteriormente chamada de Instituto Pedagógico Estadual de Moscou) e no Instituto Pedagógico Hertzen, em Leningrado. Entre 1925 e 1934, Vygotsky reuniu um grande grupo de jovens cientistas, que trabalham nas áreas da psicologia e no estudo das anormalidades físicas e mentais. Simultaneamente, o interesse pelamedicina levou Vygotsky a fazer o curso de medicina, primeiro no Instituto Médico, em Moscou, e posteriormente em Kharkov, onde também deu um curso de psicologia na Academia de Psiconeurologia da Ucrânia.
Um pouso antes de sua morte, Vygotsky foi convidado para dirigir o departamento de psicologia no Instituto Soviético de Medicina Experimental. Teve uma morte precoce, vivendo apenas 37 anos -morreu de tuberculose em 11 de junho de 1934.

ESTUDOS

Vygotsky, apesar uma produção intelectual extremamente intensa, elaborou cerca de 200 estudos científicos sobre diferentes temas.
A primeira preocupação de Vygotsky não era elaborar uma teoria do desenvolvimento infantil, mas o estudo dos processos de transformação do desenvolvimento humano, ou seja, uma abordagem essencialmentegenética – a compreensão da gênese. Essa abordagem desdobra-se em 4 níveis: Filogenético (desenvolvimento da espécie humana), sociogenético (história dos grupos sociais), ontogenético (desenvolvimento do indivíduo) e microgenético (desenvolvimento de aspectos específicos do repertório psicológico dos sujeitos), os quais interagem na construção dos processos psicológicos. Então, Vygotsky recorre à...
tracking img