Vygotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VYGOTSKY

Aprendizado e desenvolvimento
um processo sócio-histórico.

Bruna Carolina da Silva
Prof. Reguita Kruger Cunha
Centro Universitário Leonardo Da Vinci UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia – PED – 8701
Atividade acadêmica – Prática Educativa
28/07/ 2011

RESUMO

Neste trabalho falaremos da vida de Vygotsky, sua história pessoal e intelectual, sobre a mediação simbólica,falaremos sobre o estudo das funções psicológicas ou o processo mental. Citaremos o uso de instrumentos, de signos, os sistemas simbólicos e o processo de internalização. O desenvolvimento do pensamento e da linguagem, o significado das palavras, o discurso interior e a fala egocêntrica. A importância e a influência que estas têm nos dias atuais em todo processo educacional, em todo o processo deaprendizado e desenvolvimento social.

Palavras – chave: Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento. Sócio- histórico.

1.INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta uma síntese das idéias de Lev Semenovich Vygotsky, citando o contexto histórico em que viveu e produziu seus trabalhos com o objetivo de introduzir os principais conceitos de suas obras.

Enfatizando especialmente a importância à culturae à linguagem na constituição do ser humano, será apresentado também as relações entre desenvolvimento e aprendizagem, pensamento e linguagem e aspectos biológicos e culturais do funcionamento psicológico.

2. HISTÓRIA PESSOAL E INTELECTUAL DE VYGOTSKY
Lev Semenovich Vygotsky nasceu na cidade de Orsha, próxima de Mensk, capital de Bielarus, país da extinta União Soviética, em 17 de novembro de1896. Viveu com sua família, grande parte de sua vida em Gomel, na mesma região de Bielarus.

Sua educação formal não foi realizada na escola, mas sim por meio de tutores particulares, apenas com quinze anos entrou em um colégio privado. Neste estudou os dois últimos anos do curso secundário. Em seguida ingressou na Universidade de Moscou. Paralelamente a este curso universitário, Vygotskyfreqüentou cursos de historia e filosofia na Universidade Popular de Shanyavskii. Nesta, ele aprofundou seus estudos em psicologia, filosofia e literatura.

Formou-se em Direito no ano de 1917. Em decorrência de seus interesses em neurologia, e com meio de compreender o funcionamento psicológico do homem, também estudou medicina.

Vygotsky trabalhou na área conhecida como “pedologia” (ciência dacriança, que integra os aspectos biológicos, psicológicos e antropológicos), dentre outras. Fundou um laboratório de psicologia, na escola de formação de professores de Gomel, e foi um dos fundadores do Instituto de Deficiência, em Moscou. Escreveu aproximadamente 200 trabalhos científicos, os quais abordavam desde temas relacionados a neuropsicologia até a crítica literária, passando pordeficiência, linguagem, psicologia, educação e questões teóricas e metodológicas das ciências humanas.

Morreu aos 37 anos, mais a grande produção intelectual, marcou o estilo de seus textos escritos: densos, cheios de idéias, numa mistura de reflexões filosóficas, imagens literárias, proposições gerais e dados de pesquisa que exemplificam tais proposições. Além disso, por causa de sua enfermidade, muitosdos textos foram criados oralmente e ditados a outra pessoa que os copiava, ou anotados taquigraficamente durante suas aulas ou conferencias.

A abordagem da psicologia, desenvolvida por Vygotsky, revela-se em três idéias centrais, as quais podem ser consideradas como “pilares” do pensamento vygotskyano: as funções psicológicas possuem uma base biológica, porque são produtos da atividadecerebral; o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, sendo que estas se desenvolvem num processo histórico; os sistemas simbólicos são os mediadores a relação homem-mundo.

3. MEDIAÇÃO SIMBÓLICA.

A principal dedicação de Vygotsky foi o estudo das funções psicológicas superiores ou processos mentais superiores (pensar em objetos...
tracking img