Voluntariado: entender para compartilhar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JOÃO BOSCO DE LELES












VOLUNTARIADO:
Entender para Compartilhar













Faculdade Victor Hugo
São Lourenço/ MG
2010
JOÃO BOSCO DE LELES












VOLUNTARIADO:
Entender para Compartilhar


























Faculdade Victor Hugo
São Lourenço/ MG
2010
AGRADECIMENTOSDEDICATÓRIA






























RESUMO




Este trabalho, intitulado Voluntariado ”Entender para Compartilhar”, tem como principal objetivo mostrar a importância do trabalho voluntário. Como objetivo secundáriobuscou-se analisar significados e benefícios do trabalho voluntário. Dessa forma, pretende-se dar conhecimento do papel que um voluntário desempenha em segmentos distintos da sociedade. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica abrangendo as questões sobre serviço voluntário: o que é voluntariado, sua origem, quem é o voluntário, princípios para ser um voluntário, por onde começar, direitos edeveres do voluntário, comportamentos, práticas e declaração do voluntário; análise da Lei 9.608/98. Este Trabalho define o voluntariado e discute sua importância para a formação do voluntário. A bibliografia indica o referencial teórico que fundamentou as questões e a redação deste documento.

PALAVRAS-CHAVE: Voluntariado, Trabalho, Segmentos, Serviço, Comportamentos.RESUMEN

 
 
 
Este trabajo, titulado de Voluntariado “Entender a Compartir" tiene como principal objetivo mostrar la importancia del trabajo voluntario. Como objetivo secundario procurado buscar significados y los beneficios del voluntariado. De esta forma, que desea ser consciente del papel que un voluntariado juega en segmentos distintos sociedad. Para hacer esto, unacubierta de búsqueda bibliográfica preguntas sobre servicio voluntario: lo que es voluntaria, su origen, que es voluntaria, lo que se necesita para ser un voluntario, dónde empezar, derechos y deberes de los voluntarios, comportamientos, practica y declaración voluntaria; análisis de la ley 9,608/98. Este trabajo define el voluntariado y explica su importancia a la formación de voluntario. Labibliografía indica el teórico referencial que respaldan las cuestiones y la redacción de este documento.
 
PALABRAS CLAVE: Voluntariado, Trabajo, Segmentos, Servicio, Comportamientos.

















METODOLOGIA

O método realizado neste trabalho foi o de busca da elaboração e análise teórica que passou por algumas fases: escolha do assunto, pesquisa bibliográfica, levantamentodocumental, leitura crítica, resumo, construção e redação, que:

Diante da carência de documentos e de produção literária, pretende-se contribuir para o aprimoramento do tema, tendo em vista a importância dos resultados que o voluntariado é capaz de proporcionar no desenvolvimento da sociedade; sobretudo em relação ao capital social, isto é, o que cada pessoa oferece de si para acomunidade, otimizando, dessa forma, o bem- estar desta localidade e os interesses pessoais de cada indivíduo.
(DOMENEGHETTI, 2001).

Como este tema é recente, sua bibliografia é pouco vasta como o autor acima expõe, este trabalho limita-se a questões muito mais de fundo teórico do que de ordem prática. Ressalta-se a relevância das contribuições queeste trabalho pretende oferecer ao meio acadêmico, aos profissionais da área e a sociedade de um modo geral. Por isso, o instrumento usado para pesquisa foram alguns manuais sobre o assunto e na maioria das vezes sites da internet.
No primeiro capítulo apresenta-se a introdução, seguida do capítulo do referencial teórico onde são abordados os principais conceitos de uma experiência no serviço...
tracking img