Vivendo os 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vivendo os 5S
Os 5S constituem-se em uma ferramenta administrativa usada para a organização e otimização do ambiente de trabalho, com a função de agilizar os processos de ordem mais simples eaumentar o bem estar do trabalhador. Foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa, no Japão após a Segunda Guerra Mundial, com o propósito de organizar o espaço, dada a grande população e o grande desenvolvimentoeconômico que obrigou a adoção dessas normas.
O nome provém de cinco palavras do japonês, que designam cada um dos procedimentos a serem adotados.
Neste artigo o objetivo é fazer uma adapatação dos5S que conhecemos como ferramenta administrativa aos 5S conscienciais que elaborei. Primeiro vem a descrição do senso ferramenta e depois a descrição senso consciencial.
• Senso de utilização (Seiri)- Consiste no descarte dos materiais inutilizados, bem como o tratamento dado a cada um deles.
• Senso de utilização consciencial – se descartamos materiais que não utilizamos mais, que taldescartarmos também emoções densas? É, essas emoções que não deixam você amadurecer. Sabe, o coração de muitas parece pedra pois está inutilizado. Jogue as mágoas, o ódio, a inveja, o cíume fora. Utilize simo brilho que há em você para viver e expressar as coisas boas que tem dentro de você.
• Senso de ordenação (Seiton) - Consiste na padronização dos objetos, separando-os por natureza comum eetiquetando cada um deles. Colocar as coisas no lugar certo.
• Senso de ordenação consciencial – a primeira providência é colocar o pensamento no lugar. Saber o que quer da vida é fundamental parafelicidade. Ordene seus objetivos. Onde quer estar daqui há 3, 5, 10 anos. Como está sua missão, visão e valores de vida? Não são somente as empresas que devem se preocupar em elaborar isso. Para ser feliz,comece ordenando seus sentimentos.
• Senso de limpeza (Seisou) - Consiste em manter disponível no ambiente de trabalho apenas o essencial para a execução, mantendo-se guardados todos os demais...
tracking img