O ambiente da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro: SILVA, João Martins da, 5S: O Ambiente da Qualidade. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1994. 160p. il.
O livro é dividido em 5 partes, onde o autor tem como objetivo único, mostraratravés do modelo Japonês de Qualidade Total, a mudança de mentalidade para uma melhor qualidade de vida, num primeiro momento no meio industrial, mas, conforme evolui a leitura, se associa ao dia adia de todas as pessoas e ambientes, sejam familiar ou profissional. O autor é Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas e Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da UFMG.
Naprimeira parte, o autor, apresenta uma síntese do Programa 5S, descrevendo os cinco sensos: Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina. Aqui oautor, de forma simples, objetiva e de fácil interpretação, coloca suas considerações iniciais para a mudança de mentalidade, sempre com foco na qualidade de vida.
O livro contém material necessáriopara formatação do trabalho em busca da qualidade. Métodos e ferramentas de utilidade são colocados, para a iniciação do treinamento no trabalho de equipe, apresentados com muita simplicidade,característica do 5S. O autor teve a preocupação de considerar a situação típica brasileira, de ausência de habilidades para solução de problemas, usando exemplos da própria indústria nacional. Aqui um problemaé tratado passo a passo, utilizando ferramentas como, Tempestade de Idéias, Diagrama de Causa e Efeito, com exemplos simples de serem interpretados, por qualquer pessoa interessada no seuautodesenvolvimento.
Na terceira parte, o livro aborda o nível de comprometimento das pessoas e das organizações, enfatizando que o respeito mútuo é à base desse comprometimento. Frisa que a criação e manutençãode um bom ambiente propiciam é base para busca da qualidade. Enfoca que uma postura ética positiva, faz brilhar lideranças, que podem ser motivadoras, com autodisciplina, limites éticos e exemplos...
tracking img