Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 ESTRUTURAS DE MERCADO



A várias formas ou estruturas de mercado, que dependem fundamentalmente de três características:

➢ Número de empresas que compõem esse mercado;

➢ Tipos demercado;

➢ Se existem barreiras ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.

A maior parte dos modelos existentes pressupõe que as empresas maximizam o lucro total, o que,como vimos no final do capítulo anterior, correspondente ao nível de produção no qual a receita marginal se iguala ao custo marginal.



1. CONCORRENCIA PURA OU PERFEITA

É o tipo de mercado emque há grande número de vendedores, de tal sorte que uma empresa, isoladamente, não afeta a oferta do mercado nem, consequentemente, o preço de equilíbrio.

Nesse tipo de mercado, devem prevalecer asseguintes premissas:

• Mercado otimizado: composto de grande número de empresas;

• Produtos homogêneos: não existe diferenciação entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes;• Não existem barreiras: para o ingresso de empresas no mercado;

• Transparência do mercado: Todas as informações sobre lucros, preços, etc., são conhecidas por todos os participantes domercado.

Uma característica do mercado em concorrência perfeita é que, no longo prazo, não existe lucro extra ou extraordinários, mas apenas os chamados lucros normais, que representam a renumeraçãoimplícita do empresário.

2. MONOPÓLIO

Caracteriza-se por apresentar condições diametralmente opostas as da concorrência perfeita. Nele existe um único empresário dominando inteiramente a oferta,de um lado, e todos os consumidores, de outro. Não há, portanto, concorrência, nem produto substituto ou concorrente. Neste caso, ou os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor,ou simplesmente deixarão de consumir o produto.

Para que exista monopólios, deve haver barreiras que praticamente impeçam a entrada de novas firmas no mercado. Essas barreiras à entrada podem...
tracking img