Extravismo mineral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 84 (20752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desde a década de 60 percebe-se a preocupação da comunidade internacional com os limites do desenvolvimento do planeta. Dadas as discussões sobre os riscos da degradação do meio ambiente a ONU promoveu a Conferência sobre o Meio Ambiente em Estocolmo (1972). No mesmo ano, Dennis Meadows e os pesquisadores do ―Clube de Roma‖ publicaram o estudo, Limites do Crescimento. O estudo concluía que,mantidos os níveis de industrialização, poluição, produção de alimentos e exploração dos recursos naturais, o limite de desenvolvimento do planeta seria atingido, no máximo, em 100 anos, provocando uma repentina diminuição da população mundial e da capacidade industrial.
Em 1973, o canadense Maurice Strong lançou o conceito de ecodesenvolvimento, cujos princípios foram formulados por Ignacy Sachs1.Esta proposta referia-se principalmente às regiões subdesenvolvidas, envolvendo uma crítica à sociedade industrial. Foram os debates em torno do ecodesenvolvimento que, de certa forma, alavancaram as discussões sobre a conceituação de desenvolvimento sustentável.
Em 1974, outra contribuição à discussão veio com a Declaração de Cocoyok, das Nações Unidas. A declaração afirmava que a causa daexplosão demográfica era a pobreza,
1 “Os caminhos do desenvolvimento seriam seis: satisfação das necessidades básicas; solidariedade com as gerações futuras; participação da população envolvida; preservação dos recursos naturais e do meio ambiente; elaboração de um sistema social que garanta emprego, segurança social e respeito a outras culturas; programas de educação‖.
2011 Hariessa Cristina VillasBôas
4
que também gerava a destruição desenfreada dos recursos naturais. Os países industrializados contribuíam para esse quadro com altos índices de consumo.
Em 1975, a ONU participa da elaboração do relatório, Dag-Hammarskjöld, preparado pela fundação de mesmo nome, com colaboração de políticos e pesquisadores de 48 países. O Relatório Dag-Hammarskjöld completa o de Cocoyok, afirmando que aspotências coloniais concentraram as melhores terras das colônias nas mãos de uma minoria, forçando a população pobre a usar outros solos, promovendo a devastação ambiental. Os dois relatórios têm em comum a exigência de mudanças nas estruturas de propriedade do campo e a rejeição pelos governos dos países industrializados.
Mas foi em 1980, no documento Estratégia de Conservação Mundial, elaboradapela União Internacional para a Conservação da Natureza, que o termo desenvolvimento sustentável é consagrado.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
No ano de 1987, a Comissão Mundial da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, presidida por Gro Harlem Brundtland e Mansour Khalid, apresentou o documento chamado Our Common Future (Nosso Futuro Comum), mais conhecido por relatório Brundtland. O relatórioindica o hoje já clássico conceito que: ―Desenvolvimento sustentável é desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades‖.
A INDÚSTRIA EXTRATIVA MINERAL E A TRANSIÇÃO PARA
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
2011
5
A partir da proposta de desenvolvimento sustentável pelo Relatório Brundtland, de 1987,percebe-se que o mesmo não diz respeito apenas ao impacto da atividade econômica no meio ambiente. Desenvolvimento sustentável é então, a consequência dessa relação na qualidade de vida e no bem-estar da sociedade, tanto presente quanto futura. Atividade econômica, meio ambiente e bem-estar da sociedade formam o tripé básico no qual se apóia a idéia de desenvolvimento sustentável. Ou seja, odesenvolvimento deve levar em conta os três pilares da sustentabilidade (TRIPLE BOTTON LINE) – alem da tradicional visão econômica, deve-se considerar também o desempenho nas áreas social e ambiental.
O Desempenho Econômico, Ambiental e Social
 O desempenho econômico – reflete os impactos positivos ou negativos da empresa sobre as circunstancias econômicas das partes interessadas2 e sobre o...
tracking img