Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Utopia Comunista
Karl Max foi um filósofo alemão, que foi um dos criadores da sociologia, ele estudou principalmente a sociedade capitalista, as relações sociais, o processo produtivo e analisava oestado. Foi expulso de vários países europeus devido ao seu radicalismo em relação ao comunismo, e contra o capitalismo. Criou diversas teorias baseadas na crítica ao capitalismo, ele defendia osocialismo, o anarquismo e o fim do poder estatal, que era basicamente a mesma idéia, onde a sociedade deveria ser livre, que não precisamos de um líder, pois temos uma consciência coletiva e cooperativa,e que dessa forma iria render mais do que empresas capitalistas. Acreditava na utopia comunista, em uma sociedade perfeita, que pensando racionalmente, impossível.
Marx falava que somos coletivos, eque o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana, porque faz das pessoas mais competitivas, cada um quer sempre ser superior ao outro, instigando o egoísmo, e cegando aspessoas, as fazendo visar apenas o lucro e o acúmulo de capital, sem pensar no próximo e nos métodos para consegui-los. Ele acreditava que toda a história da sociedade até hoje em dia, é a história da lutade classes. Acreditava que as relações sociais de produção (proprietários e não-proprietários) juntos com a força produtiva (trabalho, capital, tecnologia, terra) era a base econômica da sociedadecapitalista, uma hierarquia. Embora mesmo assim não podemos considerar que existe hierarquia no capitalismo, pois há uma relação mútua, entre o proletariado e os donos do meio de produção, um precisa dooutro.
Uma de suas teorias era a mais-valia, que nada mais era que o trabalho excedente, ou seja, as horas além do trabalho pago, em que o trabalhador precisava se dedicar ao trabalho. Além daaplicação da tecnologia, que também faz o funcionário produzir ainda mais. Isso faz com que reduza o preço dos produtos, e aumente o lucro do patrão. E o patrão justifica essa hora excedente, como...
tracking img