Vitor o menino selvagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CUSRO: PSICOLOGIA

DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO HUMANO II

PROFESSORA: NINA

ALUNO (A):CLÁUDIA SÁ

“VICTOR, OMENINO SELVAGEM DE AVEYRON”

A história de um menino que é encontrado em uma floresta nas proximidades do distrito de Aveyron na França, aparentemente surdo e mudo, mas com aopassar do tempo descobre-se que o menino possui uma deficiência mental, na época relatada como idiota. Começa então uma bateria de exercícios para verificar habilidades e limitações de Victor. O médicopsiquiatra Jean-Marie Gaspard Itard achava que o comportamento de Victor se dava por privação do convívio com indivíduos da sua espécie por um prolongado período de tempo, ou seja, o afastamento dacivilização. Trabalhando com o menino, Itard foi capaz de socializá-lo: fazê-lo sentar-se à mesa, pegar água suficiente para beber, buscar objetos, divertir-se com brinquedos e a iniciá-lo naalfabetização.
Jean Itard nos prova que não devemos isolar pessoas diferentes de nós, mas sim devemos nos aproximar e fazer valer a idéia de inclusão, reconhecer diferenças como semelhanças. O que nostorna reconhecidamente humanos depende muito mais do que a nossa herança genética e biológica, é fundamental que vivamos em meio social, pois é este meio que fará a diferença. Um deficiente como qualqueroutra pessoa é capaz de aprender e conviver com outras pessoas diferentes de si, basta inserir essa pessoa em um grupo social e mostrar a ela como as coisas funcionam.
A sociedade em que vivemosatualmente isola pessoas com qualquer tipo de deficiência, infelizmente há muito preconceito e isso não é de tempos atuais.
A história nos ajuda a tender que as deficiências intelectuais e sociaisnão são inatas, mas tem suas origens na ausência da socialização. A criança não nasce pronta, todo ser humano seja ele deficiente ou não, depende da convivência com seus semelhantes para desenvolver...
tracking img