Supply chain

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.: Introdução.
Este trabalho tem a finalidade de obtenção de nota parcial referente ao primeiro semestre na disciplina de Administração de Produção I. Por meio deste estudo buscamos respostas aos questionamentos referentes a Supply Chain, como surgiu ? Qual é a sua importância para as organizações? Como foi a sua evolução? Quais são os desafios para o efetivo aproveitamento desta ferramenta?Quais são os resultados alcançados?
Este estudo e direcionado ao público acadêmico da área de administração ou a quem por ventura tiver interesse em coletar informações sobre o tema Supply Chain.















2.: Evolução da Logística.
A logística em si teve sua origem em torno das bases militares e foi na guerra onde no inicio ela obteve grande êxito, na década de 40 ela foimuito utilizada pelos militares das forcas armadas americanas, a logística se relacionava com todo o processo de aquisição e fornecimento de materiais durante a guerra para atender os objetivos propostos.
Nesta época as empresas ainda concentravam suas atividades de uma maneira individual, e a responsabilidade recaia para diferentes setores, ou seja, transporte ficava sob o comando da gerenciade produção, os estoques sob responsabilidade de marketing, etc... Isto era muito ruim porque causava conflitos de objetivos e responsabilidades para as atividades logísticas.
Na década de 70 começou os primeiros estudos sobre o custo total, esta ação é primordial para o fortalecimento dos estudos da logística, quando foi publicado um estudo sobre o transporte aéreo, verificando que seu altocusto não impediria seu uso, pois ele possuía menor custo total, proporcionado pela soma das taxas do frete aéreo e pelo menor custo em razão da diminuição dos estoques, derivado, por sua vez, da maior velocidade da movimentação por via aérea. A compensação de um custo por outro começou a ser conhecida como conceito de custo total.
Mesmo com o avanço da tecnologia, a alteração nos padrões e atitudesda demanda dos consumidores e a pressão por custos nas indústrias, a aceitação da logística ainda era vagarosa, porque o foco das organizações era a geração de lucros e não o controle dos custos, mas, alguns fatores foram determinantes para a evolução da logística como a competição mundial, a falta de matérias-primas, a súbita elevação do preço do petróleo e o aumento da inflação mundial, istoobrigou a uma mudança de filosofia que migrou de estimulo a demanda para melhor gestão de suprimentos. Em meados da década de 80 a logística tornou-se revolucionaria em virtude da explosão da tecnologia da informação, alterações estruturais surgidas nos negócios e na economia de países emergentes, formação de blocos econômicos e no fenômeno da globalização.
No inicio dos anos 90 a logística éentendida como a junção da administração de materiais com a distribuição física, embora ainda o foco esteja nas operações manufatureiras e comerciais, certo que as empresas se beneficiaram dos princípios logísticos e procuraram implantar de acordo as suas necessidades.
3.: Surgimento do Supply chain.
Na década de 70 surge o MRP ( Material Requeriment Planning ) ou planejamento das necessidades demateriais, este sistema considerava as compras em andamento para efetivar o planejamentos das necessidades da área de produção, no inicio dos anos 80 este conceito foi ampliado para MRP II, nesta etapa alem de surgir o conceito de planejamento mestre ( MPS – Master Plan Scheduling ) as áreas produtivas e estoques foram integradas a compras, vendas e algumas funções financeiras, no final da décadade 80, com a revolução da informática surge o conceito de ERP ( Enterprise Resource Planning ), um software que foi desenvolvido como uma ferramenta para controlar com abrangência todas as áreas criticas de uma organização. Com o surgimento do ERP observou-se a necessidade de um software que deveria acompanhar a evolução do ambiente empresarial e surgiu com isto o conceito de SCM (Supply...
tracking img