Didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância Polo Data /2011 PEDAGOGIA 2º Curso Semestre DIDÁTICA Turma Disciplina JÓRIA PESSOA DE OLIVEIRA SILVA Professor EAD Tutor presencial/Professor Local Aluno (a) RA Orientações: No cabeçalho da prova todos os campos devem ser preenchidos corretamente. NOTA DA Leia atentamente as perguntas e releia as suas respostas antes de PROVA entregara prova. Utilize caneta esferográfica azul ou preta. A prova é individual, sendo permitida consulta apenas no material didático pessoal. Não é permitido o empréstimo de materiais didáticos entre alunos. Sua permanência máxima é de 3 horas. A avaliação vale 0-7 (zero a sete), sendo 5,0 (cinco) pontos para questões dissertativas e 2,0 (dois) pontos para as questões objetivas.

PROVA REGULAR DADISCIPLINA DIDÁTICA 1. (0,4) A escola vai tratar a todos por igual. Entretanto, eles não são iguais. Em função disso, para uns tanto será suficiente aquilo que a escola lhes dá; para outros, não. Uns triunfarão, outros irão fracassar. Nessa concepção de educação, a função social da escola tem sido a de: a) Superar as discriminações existentes na sociedade. b) Respeitar a diversidade cultural dosalunos. c) Promover a igualdade social dos alunos. d) Desenvolver as habilidades dos alunos, conforme sua aptidão. e) Manter a estrutura social e suas desigualdades. 2. (0,4) Só aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido, com o que pode, por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existentes concretas.A tendência pedagógica expressa nas ideias citadas representa a pedagogia: a) Tecnicista. b) Histórico-crítica c) Tradicional. d) Libertadora. e) Realista. 3. (0,3) No muro de uma escola pública que dava para a rua, havia um pedaço que estava com marcas de terra. Ao se indagar sobre o porquê daquilo, os alunos contaram que aquele era o lugar por onde eles pulavam nos finais de semana para jogarfutebol na quadra. Esse era um fato conhecido por todos - professores, alunos e pais , mas a proibição de entrar na escola era mantida e sistematicamente transgredida. No caso de se fazer valer a proibição, seria necessário adotar medidas de controle e punição. Não era o que ocorria. Simplesmente era proibido, mas nada acontecia se houvesse transgressão. A situação descrita permite afirmar que o quese aprende na escola não se reduz aos conteúdos programáticos organizados no currículo, mas também a:

Página 1 de 3

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância

a) Atitudes, valores, sentimentos na vivência das relações interpessoais b) Conhecimentos da atualidade, pela vivência dos professores. c) Comportamentos que atingem os objetivos pretendidos. d) Saberespráticos que levam os alunos à desobediência. e) Habilidades como o aprender a aprender e aprender a fazer. 4. (0,3) Historicamente, são os alunos das camadas menos favorecidas economicamente da população brasileira que engrossam as estatísticas da repetência, da evasão e do abandono escolar. São eles antecipadamente excluídos do sistema de ensino, quer seja pela insuficiência de ofertas de vagas nasescolas públicas, quer seja pela qualidade do ensino duvidosa que propaga, instituindo-se uma cultura da exclusão escolar. Diante desse contexto, a análise da função social da escola está intrinsecamente relacionada com o conceito de: a) Qualidade de ensino. b) Capacidade intelectual. c) Mérito. d) Aptidão para os estudos. e) Fracasso escolar. 5. (0,3) Após discussão pela disputa de um brinquedo, umadas crianças fica quieta, senta-se próximo à casinha de bonecas e chora. A professora a observa sem intervir. Após alguns instantes, conversa com ela e depois a acompanha para que tome um copo d água e lave o rosto, a fim de retomarem as atividades, incentivandoa a participar. A professora de Educação Infantil, que considera o sentimento como uma construção social e se preocupa em observar,...
tracking img