Vitaminas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
"" INTRODUÇÃO AO VOLEIBOL """


INTRODUÇÃO:

Voleibol é um desporto praticado numa quadra dividida em dois por uma rede, por duas equipas de seis jogadores cada.
O objectivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede de modo a que esta toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo.

Desenvolvimento

HistóriaO voleibol foi inventado em 9 de Fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América.
O objectivo de Morgan, que trabalhava na ACM de Holyoke no Massachusetts, era criar um desporto de equipas sem contacto físico entre os adversários de modo a minimizar os riscos de lesão.

Inicialmente:

O desporto jogava-se com uma câmara da bola de basquetebol e foi chamadoMintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. Em 1947 foi fundada a Fédération Internationale de Volleyball (FIVB).
Dois anos mais tarde, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade, apenas para homens; em 1952, o evento foi extendido também ao voleibol feminino.
Em 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até àactualidade. Recentemente, o voleibol de praia, uma modalidade derivada do voleibol, tem obtido grande sucesso em diversos países, nomeadamente no Brasil e nos EUA. Nos desportos colectivos, a primeira medalha de ouro olímpica conquistada por um país lusófono foi obtida pela equipa masculina de vôlei do Brasil nos jogos de 1992.
A proeza se repetiu em 2004. 2 - Regras NOTA: estas regras seaplicam ao voleibol de quadra.

Para as regras de voleibol de praia, consulte o artigo correspondente 2.1 Equipamento

As partidas de voleibol são confrontos envolvendo duas equipes disputados em ginásio coberto.

O campo mede 18 metros de comprimento por 9 de largura, e é dividido por uma linha central em dois quadrados com lados de nove metros que constituem as quadras de cada time.

Oobjetivo principal é conquistar pontos fazendo a bola encostar na quadra adversária ou sair para fora da área de jogo após ter sido tocada por um oponente. Acima da linha central, é postada uma rede de material sintético a uma altura de 2,43m para homens ou 2,24m para mulheres (no caso de competições juvenis, infanto-juvenis e mirins, as alturas são diferentes).

Cada quadra é por sua vez divididaem duas áreas de tamanhos diferentes (usualmente denominadas "rede" e "fundo") por uma linha que se localiza, em cada lado, a três metros da rede ("linha de 3 metros"). No voleibol, todas as linhas delimitadoras são consideradas parte integrante do campo. Deste modo, uma bola que toca a linha é considerada "dentro" (válida), e não "fora" (inválida).

Acima da quadra, o espaço aéreo édelimitado no sentido lateral por duas antenas postadas em cada uma das extremidades da rede.

No sentido vertical, os únicos limites são as estruturas físicas do ginásio. A bola empregada nas partidas de voleibol é composta de couro ou couro sintético e mede aproximadamente 65cm de perímetro.

Ela pesa em torno de 270g e deve ser inflada com ar comprimido a uma pressão de 0,30 kg/cm². 2.2 EstruturaAo contrário de muitos esportes coletivos, tais como o futebol ou o basquete, o voleibol é jogado por pontos, e não por tempo.

Cada partida é dividida em sets que terminam quando uma das duas equipes conquista 25 pontos.

Deve haver também uma diferença de no mínimo dois pontos com relação ao placar do adversário - caso contrário, a disputa prossegue até que tal diferença seja atingida.O vencedor será aquele que conquistar primeiramente três sets. Como o jogo termina quando um time completa três sets vencidos, cada partida de voleibol dura no máximo cinco sets.

Se isto ocorrer, o último recebe o nome de tie-break e termina quando um dos times atinge a marca de 15, e não 25 pontos.

Como no caso dos demais, também é necessária uma diferença de dois pontos com relação ao...
tracking img