Vitaminas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são vitaminas?

VITAMINAS são um grupo de compostos orgânicos necessários apenas em quantidades mínimas na dieta, mas essenciais para reações metabólicas específicas do interior da célula e necessárias para o crescimento normal e para a manutenção da saúde. Várias delas agem como coenzimas ou como um grupo de enzimas responsáveis pela promoção de reações químicas essenciais.Classificação

AS vitaminas podem ser classificadas em : Vitamina A , B , C , D , E , H , K


Importância de cada vitamina

Vitamina A
É derivado de um pigmento vegetal, o caroteno, que dá cor à abóbora e à cenoura. O caroteno é uma provitamina que se transforma em nosso fígado, em vitamina A ,essa é solúvel na gordura. Isto significa que para que seja absorvida pelo organismo ela necessita degorduras e óleos. Essa vitamina ajuda a manter o bom funcionamento das células epiteliais da pele e das mucosas que revestem o sistema digestivo e o respiratório. A vitamina A apresenta-se em duas formas principais que são denominadas vitamina A1 e A2. A vitamina A1 é a principal forma em que a vitamina A se apresenta. O transretinol e o transretinal apresentam a mesma atividade biológica. O ácidoretinóico, com exceção da visão e da reprodução, ele desempenha todas as outras funções da vitamina A. Com relação à visão, observa-se que a suplementação de ácido retinóico, como fonte única de vitamina A, com o passar do tempo conduz as aves à cegueira. Com relação à reprodução, sem um nível adequado de vitamina conduz à má formação dos embriões. A vitamina A2 ocorre em peixe de água doce. A suaatividade biológica é de 40% da atividade biológica do transretinol.


Complexo B
O complexo B abrange várias vitaminas que receberam letra B. Elas ocorrem juntas em vários alimentos, principalmente na casca dos grãos de cereais, no feijão, na gema de ovo e na carne.
Vitamina B1
A vitamina B1 é essencial para as transformações que os carboidratos sofrem no interior das células. Alimentosricos em vitamina B1: germe e casca de cereais, amendoim gema de ovo, leite e carne.
Comercialmente a vitamina B1 é encontrada principalmente na forma de cloridrato de tiamina.
Testes com animais, com alimentação sem vitamina B1, mostrou que a falta dessa vitamina caracteriza-se por fraqueza, ataxia progressiva, paraplegia espástica e hiperestesia. A semelhança entre lesões do sistema nervoso nocaso da paralisia da raposa e as lesões observadas no síndrome de Wernicke, no homem, leva a crer que esta síndrome é em parte atribuível à deficiência da vitamina B1.
Vitamina B2
O complexo B2 inclui várias vitaminas, entre as quais a riboflavina e o ácido nicotínico. Eles são importantes para o bom funcionamento e a regeneração das mucosas e da pele. São fontes particularmente ricas emriboflavina: fígado, rim e leite. O ácido nicotínico pode ser encontrado em verduras, no fígado e na gema de ovo.
Encontra-se presente em quase todas as células vivas.
Uma das mais importantes propriedades, é a de poder facilmente sofrer reações de oxidação e de redução. Ao oxidar-se, a cor amarelada característica da vitamina desaparece e em razão deste fato a vitamina B2 reduzida é incolor. Quandoexposta ao ar, oxida-se retornando à sua coloração amarela.
Nas reações de redução, a vitamina B2 sofre um rearranjo de sua molécula e os átomos de hidrogênio ligam-se aos átomos de nitrogênio.
A vitamina B2 é também integrante da D-aminoácido oxidase que atua na oxidação dos aminoácidos no fígado e nos rins e da xantina oxidase que está vinculada ao metabolismo final das purinas.
Vitamina B6
Avitamina B6, também denominada piridoxina, permite a regeneração do sangue após hemorragias. São fontes de piridoxina o leite, o fígado e os cereais.
Comercialmente o principal produto que existe para ser usado como vitamina B6 é o cloridrato de piridoxina.
Vitamina B12
A vitamina B12 é importante na produção dos glóbulos vermelhos do sangue e também influi no crescimento do indivíduo. Alimentos...
tracking img