Vitaminas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E. E. B. Profª Tânia Mara Faria e Silva Locks.

Trabalho de Química.

Vitaminas.

Professora: Patrícia.
Alunos: Dariane Soares Ioris;
Juan André Simplício.
Turma: 30.

Biguaçu
Novembro/2012

* Introdução:
Este trabalho tem por objetivo dar uma breve explicação sobre o que são as vitaminas, de onde provém, sua estrutura molecular e classificação, quem às descobriu e a importânciadas mesmas para o organismo dos seres vivos, dentre muitas outras informações não citadas.

* Conceito:
As vitaminas são micronutrientes importantes no processo de metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Formam um grupo de 14 compostos orgânicos indispensáveis para os seres vivos, onde desempenham importante papel na manutenção da saúde, no crescimento, na defesa contrainfecções, na nutrição, favorecendo a assimilação dos alimentos introduzidos no organismo em pequenas quantidades e facilitando o processo de transferência energética e a síntese dos tecidos orgânicos.
A falta delas no organismo do ser vivo determina quadros de deficiências definidos:
* Xerofitalmia (deficiência de vitamina A no sangue);
* Beribéri (carência da vitamina B1 no organismo);
*Anemias (vários fatores);
* Escorbuto (falta grave de vitamina C no organismo);
* Raquitismo (falta de vitamina D, afeta os ossos das crianças); e
* Etc.
Embora as vitaminas sejam substâncias essenciais ao organismo, a maioria dos animais não tem capacidade de produzi-las em quantidade suficiente, ou não as produz. Por esse motivo, a ingestão de alimentos que as contenham é necessária ecomo não existe um único alimento com todos esses nutrientes, temos que comer de tudo um pouco, de forma variada e controlada.
No ser humano, a quantidade a ser ingerida pode variar conforme idade, sexo, estado de saúde e atividade física do indivíduo. As doses devem ser aumentadas em gestantes e lactantes, em indivíduos em crescimento ou com saúde debilitada, e mesmo trabalhadores em funções queexijam muito esforço físico. Mas, é um engano pensar que os alimentos podem ser trocados pelas vitaminas: sem a ingestão da comida, o organismo simplesmente não consegue absorvê-las.

* Breve Histórico:
Antes do século 20, as causas de doenças, como o pelagra, o beriberi, o escorbuto, a cegueira noturna, o raquitismo e a anemia perniciosa, não eram conhecidas. Os médicos acreditavam que eramde natureza infecciosa, pois afetavam muitas pessoas de uma mesma comunidade, como por exemplo os habitantes pobres da Londres vitoriana, as crianças de um orfanato, ou os marinheiros de navios por longo tempo no mar. Os tratamentos, portanto, eram totalmente inadequados e não curavam ninguém. 
A partir do século 18, entretanto, demonstrou-se que a suplementação alimentar com frutas cítricas(laranjas e limões, por exemplo), evitava o escorbuto, e no século 19 foi determinado que a ingestão de arroz integral (em substituição ao arroz polido), prevenia a ocorrência de beriberi. Descobriu-se também que o fígado cru de boi prevenia e tratava a anemia perniciosa, e que o óleo de fígado de bacalhau era excelente para o raquitismo.
Foi uma consequência natural, portanto, que os cientistas doséculo 20, utilizando a metodologia recém-desenvolvida da bioquímica e da nutrição experimental, determinassem que esse poder curativo dos alimentos poderia ser devido a substâncias químicas que estavam presentes em alguns deles, mas faltavam em outros. Em 1906, o bioquímico inglês Frederick Gowland Hopkins demonstrou a existência desses fatores presentes nos alimentos, e em 1911, o químico polonêsCasimir Funk descobriu  na casca do arroz um "fator anti-beriberi" (a vitamina B6 ou niacinamida), que era capaz de corrigir a doença experimentalmente em animais e seres humanos. Como a substância era uma amina, Funk a denominou de "vital amin" (ou amina vital), que acabou sendo abreviada para "vitamina", e que é o nome que acabou vingando para essa classe de substâncias (apesar de que se...
tracking img