Plano de concretagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O plano de concretagem é um conjunto de medidas a serem tomadas antes e durante o lançamento do concreto para assegurar a qualidade da peça a ser concretada. É necessário elaborar um planejamento detalhado considerando diversos condicionantes e prevendo os seus comportamentos nas atividades; O qual consiste em programar desde os movimentos do caminhão até as ações de cada operário.Portanto o objetivo desse trabalho é elaborar um plano de concretagem, obtendo dessa forma conhecimentos que irão nos familiarizar com um processo bastante comum e importante na nossa profissão.

Preliminares
O plano de concretagem foi elaborado para um prédio comercial, onde temos médicos, lojas, salão, etc. Situado no Renascença 2 , Planta Tower

O “Planta Tower” apresenta-se emuma área de fácil acesso de suprimentos por estar próximo da avenida. Na concretagem primeiramente deve-se ter alguns cuidados:
1. Reservar um espaço nas bandejas de proteção para que o caminhão, ao estacionar, chegue mais próximo da edificação e se conecte com a girafa que bombeia o concreto para os pavimentos superiores;
2. Os pilares tem que ser concretados após a colocação prévia dasarmaduras e fôrmas;
3. As escadas devem ser concretadas juntamente com os pilares para possibilitar a sua utilização para transporte dos materiais até os pavimentos superiores;
4. Garantir a existência de fontes de água e de tomadas de energia para ligação dos adensadores, réguas e iluminação;
5. Garantir que os moldes estejam limpos e preparados;
6. Requisitar a presença de equipesde carpinteiros, armadores e eletricistas para estarem de prontidão durante a concretagem para eventuais serviços de reparos e reforços nas fôrmas, armaduras e instalações;
7. Acercar-se das condições de segurança interna e externamente à obra, verificando as proteções de taludes, valas, trânsito de veículos próximos;
8. Planejar e acompanhar a sequência de concretagem anotando o localonde foram lançados o material de cada caminhão e terminar a concretagem sempre no ponto de saída da laje.
Solicitação de concreto usinado
Para a escolha do fornecedor de concreto dosado em central, além dos critérios comerciais para a seleção (preço, prazo de pagamento, entrega, credibilidade etc.) deve-se verificar se o fornecedor está atendendo às prescrições das normas técnicas pertinentes e serecolhem junto ao CREA as devidas anotações de responsabilidade técnica pelo serviço executado.
Definidos os lotes de concreto, em função do tipo de estrutura, solicitação (compressão ou flexão) e quantidade, o contratante deve exigir que na nota fiscal que venham registradas as seguintes informações:

1. Especificação do concreto (tipo de cimento, traço. teor de argamassa etc.);
2.Resistências características (no mínimo aos 28 dias);
3. Módulo de elasticidade;
4. Consistência;
5. Dimensão máxima do agregado graúdo;
6. Consumo mínimo de cimento;
7. Fator água-cimento;
8. Aditivos;
9. Volume;
10. Preço unitário e total;
11. Horário da saída do caminhão da central.

Transporte:
O transporte do concreto é um item importante daconcretagem, pois interfere diretamente nas definições das características do concreto, trabalhabilidade desejada, na produtividade do serviço e na elaboração de um projeto para produção. O sistema de transporte deve ser tal que permita o lançamento direto nas fôrmas, evitando-se depósitos intermediários ou transferência de equipamentos. O tempo de duração do transporte deve ser o menor possível, paraminimizar os efeitos relativos à redução da trabalhabilidade com o passar do tempo. Sistema de transportes:
1. Carrinho de mão: A sua capacidade é menos de 80 litros, seu uso é improdutivo, pois há a dificuldade de equilíbrio em apenas uma roda.
2. Bombas de concreto: Capacidade de 35 a 45 m3/hora, Permite a continuidade no fluxo do material. Reduz a quantidade de mão de obra.
3. Grua e...
tracking img