Vitaminas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vitaminas e Sais Minerais
Vitaminas
Também conhecidos como micronutrientes, as vitaminas e os sais minerais são necessários em quantidades bem menores do que as gorduras, os carboidratos e as proteínas para a manutenção da saúde de nosso organismo ao preservar suas funções. Contudo, são imprescindíveis a uma nutrição satisfatória. O papel das vitaminas no organismo é extremamente importante,sempre que uma vitamina está ausente em uma dieta, ou não pode ser corretamente absorvida, surge uma doença específica. Alguns minerais também compõem os tecidos corporais; por exemplo, os ossos e os dentes contêm cálcio e flúor, já o sangue contém ferro.
As vitaminas são compostos orgânicos que não se relacionam quimicamente, não podem ser produzidos pelo organismo humano e, portanto, devem seradquiridos através da alimentação. São sintetizadas por alguns microrganismos, como bactérias, e plantas. Algumas são encontradas na natureza sob uma forma inativa, precursora da vitamina propriamente dita, denominada provitamina. Em quantidade moderada são essenciais à nossa vida ao ativar certas enzimas, portanto, são coenzimas. Devido cada vitamina apresentar especificidade em sua função, nãopodem se substituírem em seu papel biológico.
Nossa alimentação é, sem dúvida, a mais abrangente fonte de vitaminas, porém não a única. Há vitaminas produzidas por bactérias presentes na nossa flora intestinal, como a vitamina K, e outras como a vitamina D formadas pela exposição da pele aos raios ultravioleta.
Em 1906, o bioquímico inglês Frederick Gowland Hopkins apresentou a existência dessesfatores acessórios nos alimentos, e em 1911, o químico polonês Casimir Funk identificou na casca do arroz um "fator antiberibéri" (que atualmente sabemos ser a vitamina B6 ou niacinamida), que era capaz de corrigir a doença experimentalmente em animais e seres humanos. Devido a substância ser uma amina, Funk a nomeou como "vital amin" (ou amina vital), que depois foi abreviada para "vitamina",nomenclatura que não caiu em desuso para essa classe de substâncias. Apesar de se ter descoberto, mais tarde, que a maioria das vitaminas não possuem grupos aminas em suas estruturas químicas. Atualmente, alguns estudiosos utilizam o termo “fator alimentar acessório”, o que expressa esse conjunto de micronutrientes de um modo mais coerente.
Em 1912, cientistas propuseram a "hipótese dadeficiência de vitaminas", ou seja, a primeira ideia que relacionava várias doenças à carência de uma quantidade mínima dessas substâncias. Por meio de experimentos, nos quais animais eram privados de certos tipos de alimentos, os cientistas conseguiram reproduzir em laboratório doenças como: o raquitismo, a pelagra e o escorbuto. . Assim isolaram e identificaram várias vitaminas conhecidas hoje.

Desde asexperiências pioneiras de Lavoisier, no século XVIII, até os estudos de Funk, um período de hipóteses, de investigações experimentais e de observações clínicas prevaleceu, paulatinamente, até chegar-se ao ano de 1920, finalizando-se, assim o primeiro ‘’ciclo das investigações vitaminológicas’’. No intervalo de tempo compreendido ente 1920 e 1940 estudos mais aprofundados , permitiram a descobertada causa de diversas doenças, hoje reconhecidas como carências e a identificação de novos fatores vitamínicos. Nesse período foram executadas com sucesso as primeiras sínteses vitamínicas e dessa forma enriquecido o patrimônio vitaminológico com a determinação de sua importância na nutrição, seu papel biológico, suas fontes alimentares, e sua utilização em diversas afecções em que elas semostram, na maioria das vezes, eficazes.
Portanto, segundo o I Congresso Internacional de Vitaminologia, realizado em 1953 em Milão, na Itália, "As vitaminas são substâncias orgânicas especiais, que procedem frequentemente como coenzimas, ativando numerosas enzimas importantes para o metabolismo dos seres vivos. Os metazoários não as produzem e as obtêm através da alimentação. São indispensáveis ao...
tracking img