Pena de morte: justi; c ou crueldade?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A pena de morte (ou pena capital) é uma sentença aplicada pelo poder judiciário que consiste em retirar legalmente a vida a uma pessoa que cometeu, ou é suspeita de ter cometido, um crime que éconsiderado pelo Estado como suficientemente grave e justo de ser punido com a morte. Essa pena é aplicada em muitos países, inclusive em nações consideradas desenvolvidas, mas que não encontraram umaforma de compreender e tratar questões de delitos praticados pelos seus cidadãos de forma menos cruel e desumana. Existem, ainda, casos de pessoas nos Estados Unidos, que foram executadas e depois detempos se identificou que eram inocentes, como Carlos de Luna foi acusado, em 1983, pelo assassinato de Wanda Lopes, a facadas, no turno que ela trabalhava no posto de gasolina. O grande equívoco dapolícia foi o de encontrá-lo na hora e lugar errados.

O fato é que até hoje não se comprovou que a pena de morte tenha provocado diminuição considerável dos delitos vinculados, nem que tenha impedido aatuação de pessoas na prática dos crimes cominados com essa pena capital. Quem disser que ela faz diminuir o numero de crimes violenmtos, esta mal informado ou enganando o povo. Pelo menos 2.148pessoas foram executadas, em 2005, no mundo, 94 por cento das quais na China, Irã, Arábia Saudita e EUA e existem cerca de 20.000 pessoas condenadas aguardando a execução.


Neste aspecto, vemos que apena de morte é uma questão abstracta e teórica. Na verdade, falamos de seres humanos,
sejam homens ou mulheres, que são tratados indiferentemente e condenados à morte. A discriminação sobreindivíduos condenados à morte, o risco, sempre presente, de executar um inocente, a forma banal de lidar com indivíduos que sofrem de distúrbios mentais e a aplicação de julgamentos injustos na administração dapena capital, conduzem a uma realidade inaceitável.

Um fator preocupante é que, regularmente, alguns indivíduos, sem fazerem uma análise humana e digna, bem como sem refletir sobre o respeito...
tracking img