Vitaminas e sais minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2. objetivos
- Identificar e classifiar as vitaminas e os sais minerais;
Vitaminas são micronutrientes essenciais a diversas reações metabólicas do organismo. Presentes em pequenas quantidades em alimentos naturais, uma dieta variada normalmente é suficiente para suprir as necessidades diárias do organismo. O consumo insuficiente ou exagerado de certas vitaminas pode ocasionar distúrbiosnutricionais.
As vitaminas são classificadas em dois grupos, de acordo com a solubilidade: lipossolúveis e hidrossolúveis. Ex.: vitaminas lipossolúveis: Vitamina A(retinol); Vitamina D(calciferol); Vitamina E(tocoferol); Vitamina K.
Vitaminas hidrossolúveis: Complexo B: vitamina B1(tiamina); B2(riboflavina); B3, B5, B6(piridoxina); B12 e ácido fólico; Vitamina H(biotina); Vitamina C(ácido ascórbico).Sais minerais são elementos que desempenham diversas funções essenciais no organismo, tanto como íons dissolvidos em líquidos orgânicos como constituintes de compostos essenciais. Se classificam:
Macroelementos: elementos maiores: Cálcio, Magnésio, Sódio, Potássio e Fósforo.
Microelementos ou oligoelementos: elementos traço: Ferro, Cobre, Iodo, Manganês, Zinco, Molibdênio, Cromo, Selênio eflúor.
- Reconhecer as funções das vitaminas para o bom funcionamento do organismo;
Cada vitaminas apresenta funções especificas. A deficiência de uma vitamina origina uma doença especifica relacionada a esta deficiência.
Vitamina A: é lipossolúvel, ajuda na formação e na manutenção de dentes saudáveis, ossos e tecidos moles membranas mucosas e pele. Estes pigmentos são especialmente importantespara a visão noturna, pode ser também necessária para a reprodução e a lactação.
Tiamina (B1): auxilia as células do corpo a converter carboidratos em energia. É também fundamental para o bom funcionamento do coração células nervosas e cérebro.
Riboflavina (B2): funciona em conjunto de outras vitaminas do complexo B. é importante para o crescimento e para a produção de glóbulos vermelhos, tambémajuda na liberação de energia dos carboidratos.
Vitamina B6: é também conhecida como piridoxina. Quanto mais proteína uma pessoa ingere, maior a quantidade de vitamina B6 necessária para utilização da mesma, ajuda na formação de glóbulos vermelhos e na manutenção das funções normais no cérebro. Também colabora com a síntese de anticorpos do sistema imunológico.
Vitamina B12: assim como asoutras vitaminas do complexo B, é importante para o metabolismo. Ajuda na manutenção do sistema nervoso e na formação de glóbulos vermelhos.
Ácido Pantotênico e biotina: o ácido pantotênico é essencial para o metabolismo dos alimentos, é também essencial para a síntese de hormônios e de colesterol. A biotina é essencial para o metabolismo de proteínas e carboidratos e para síntese de hormônio e decolesterol.
Folacina: age em conjunto com a vitamina B12 na produção de glóbulos vermelhos, é necessária para síntese de DNA que controla hereditariamente, a formação dos tecidos e as funções celulares.
Vitamina C: conhecida como ácido ascórbico, promove dentes e gengivas saudáveis e ajuda na absorção de ferro e na manutenção do tecido conjuntivo.
Vitamina D: conhecida também como vitaminasolar, uma vez que é processada pelo organismo após ter sido exposta aos raios solares. A vitamina D auxilia na absorção de cálcio pelo organismo, que é essencial para o desenvolvimento dos dentes e ossos saudáveis. Também ajuda na manutenção de níveis sanguíneos adequados dos minerais cálcio e fósforo.
Vitamina E: é um antioxidante, é importante na formação de glóbulos vermelhos e no uso de vitaminaK.
Vitamina K: conhecida como Vitamina de coagulação, porque sem ela o sangue não coagularia. Alguns estudos indicam que ela ajuda na manutenção óssea de idosos.

5.6 – As vitaminas hidrossolúveis são armazenadas em grandes quantidades pelo organismo? Comente.
São vitaminas solúveis em água e absorvida pelo intestino e transportada pelo sistema circulatório ate o tecido em que serão...
tracking img