Vitaminas e sais minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

VITAMINAS E SAIS MINERAIS

GRAVATAÍ, 2011.

INTRODUÇÃO
As vitaminas e os sais minerais são uma parte essencial de uma dieta balanceada. Eles são necessários em pequenas quantidades ao organismo para as reações químicas vitais, como extrair energia do alimento. Eles são normalmente denominados micronutrientes. A falta vitaminas e sais minerais pode levar aproblemas de saúde e causar doenças.
VITAMINAS
As vitaminas são substâncias químicas complexas. A maioria delas não pode ser fabricada pelo corpo, por isso é necessário obtê-las a partir dos alimentos. A vitamina D é uma exceção, pois ela pode ser produzida na pele com a exposição à luz solar. As bactérias que vivem no intestino também podem produzir algumas vitaminas.
As vitaminas podem serdivididas em dois grupos: solúveis em água e solúveis em gordura. As vitaminas solúveis em água são encontradas em alimentos não gordurosos e ricos em água como frutas e vegetais. As vitaminas solúveis em gordura são encontradas em alimentos gordurosos, já que suas estruturas químicas permitem que elas sejam dissolvidas nela.
Algumas vitaminas, particularmente as vitaminas solúveis em água, sãoperdidas com o passar do tempo. Por esta razão, os alimentos frescos e pouco cozidos têm melhor suprimento de vitaminas. A vitamina C, por exemplo, é destruída pelo calor, e a vitamina B1 (tiamina) é sensível à luz.
Os vegetais congelados são geralmente melhores fontes de vitaminas porque são resfriados logo após a colheita e as vitaminas são preservadas. Já os vegetais frescos podem permanecerem trânsito ou no mercado por dias antes de serem vendidos, ou ficar armazenados em casa antes de serem consumidos.
SAIS MINERAIS
Os sais minerais são elementos químicos únicos que estão envolvidos em vários processos do organismo. Se você tem uma dieta variada, deverá obter todos os sais minerais que precisa. Diferentemente das vitaminas, os sais minerais não se deterioram durante oarmazenamento ou preparo, portanto sua deficiência é rara, exceto em indivíduos com alimentação intravenosa ou certas doenças. Uma exceção é a deficiência de ferro, que normalmente é resultado de perda de sangue ou pode se desenvolver em vegetarianos estritos. Seu corpo é capaz de se adaptar para utilizar o máximo de seus suprimentos de sais minerais, por exemplo, a absorção de ferro aumenta se sua dietafor pobre em ferro. Este é o motivo pelo qual tomar suplementos de sais minerais pode causar problemas: ao sobrecarregar o corpo com um mineral pode-se diminuir a absorção de outro que é absorvido no seu corpo pela mesma rota.

VITAMINAS
VITAMINA A: Fundamental para a saúde dos olhos, dentes, pele e mucosa. Aumenta a visão noturna. Defende o organismo contra as infecções. Sinais de deficiência-Cabelo ressecado ou caspa, sensibilidade à luz, pele áspera, apresentando inflamações em algumas partes do corpo, cegueira noturna, ressecamento da córnea; retardamento do crescimento da criança.
Fontes: Fígado de boi, gema de ovo, leite integral, manteiga e quase todos os queijos, óleo de fígado de peixe.O organismo pode extrair vitamina A do caroteno, substância encontrada na cenoura, batatadoce, abóbora, abobrinha, melão, mamão e nos vegetais de folha verde escuro, como o espinafre  acelga, almeirão, couve agrião e nabo verde,(comer cru, em rodelas bem finas).
VITAMINAS B: As vitaminas são conhecidas como complexo B, porque quase sempre são encontradas juntas e porque todas elas se completam. A ingestão correta das vitaminas B é essencial para a absorção completa do alimento peloorganismo, para dar mais energia e aumentar nossa resistência a doenças e ao cansaço. Sem essas vitaminas, a pele, o cabelo e os olhos perdem o brilho.A produção dos glóbulos vermelhos do sangue, a formação de anticorpos, hormônios e proteínas é inadequada.
A) Vitamina B1 (ou Tiamina) - A deficiência mais grave causa o beribéri (que se caracteriza por sinais neurológicos e insuficiência...
tracking img