Vitaminas e sais minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NUTRIÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM: CARTILHA DE VITAMINAS E MINERAIS

INTRODUÇÃO

A enfermagem como a arte do cuidado abrange todas as áreas relacionadas ao bem-estar físico e mental do ser humano, seja na psicologia aplicada a enfermagem, seja na nutrição aplicada a enfermagem, seja em qualquer outra área cientifica, o fato é que o enfermeiro deve conhecer de tudo um pouco paradesempenhar bem o seu papel.
A nutrição aplicada a enfermagem, que é o foco deste trabalho, direciona seus estudos para a boa alimentação relacionada a saúde do paciente. Hora, sabemos que o homem é o que come e que não há saúde sem uma boa alimentação. No âmbito da nutrição, é obrigação do enfermeiro conhecer os nutrientes indispensáveis ao organismo do ser humano, dentre estesnutrientes indispensáveis ao bom funcionamento do organismo estao as vitaminas e os sais minerais, que são o ponto central deste trabalho.
As vitaminas podem ser definidas como nutrientes de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo, sendo necessárias em quantidades pequenas, por isso são chamadas também de micronutrientes. A maior parte das vitaminas não são sintetizadaspelas células dos tecidos humanos, sendo necessário adquirir através da alimentação. Desempenham várias funções, principalmente no crescimento e sistema imunológico, protegendo contra diversas doenças.
Os minerais, assim como as vitaminas, não podem ser sintetizados pelo organismo e, por isso, devem ser obtidos através da alimentação. Não fornecem calorias, mas desempenham diversasfunções no organismo.Essenciais na constituição estrutural dos tecidos corpóreos, os minerais possuem papéis importantes como reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos, atividade muscular e o balanço ácido-base do organismo e como componentes ou ativadores/reguladores de muitas enzimas.
No trabalho a seguir conheceremos as principais vitaminas e os principais minerais, suasfunções e principais fontes, com o objetivo de aplicá-los aos cuidados com a alimentação dos pacientes e até alimentação pessoal.
AS VITAMINAS E OS SAIS MINERAIS
As vitaminas e os sais minerais são uma parte essencial de uma dieta balanceada. Eles são necessários em pequenas quantidades ao organismo para as reações químicas vitais, como extrair energia do alimento. Eles sãonormalmente denominados micronutrientes. A falta vitaminas e sais minerais pode levar a problemas de saúde e causar doenças.
1. AS VITAMINAS
As vitaminas são substâncias encontradas nos alimentos em pequena quantidade, mas indispensáveis para o funcionamento normal do organismo. Quando há deficiência ou falta completa de vitaminas na dieta, ou quando elas se perdem pelo processo decozimento dos alimentos, instala-se um quadro de DESNUTRIÇÃO ou AVITAMINOSE. As vitaminas são divididas em 2 grupos: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. As vitaminas hidrossolúveis, como a designação sugere, são vitaminas solúveis em água. São absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos onde são utilizadas. O grau de solubilidade é variável e tem influência noseu trajeto através do organismo. Podem ser armazenadas no organismo em quantidade limitada, e a sua excreção efetua-se através da urina. As vitaminas hidrossolúveis mais importantes para o homem são: B1, B2, B5, B6, B12, C, B7, B9 e B3.
As vitaminas lipossolúveis são solúveis em gorduras. São absorvidas pelo intestino humano através da ação dos sais biliares segregados pelo fígado, esão transportadas pelo sistema linfático para diferentes partes do corpo. O organismo humano tem capacidade para armazenar maior quantidade de vitaminas lipossolúveis, do que hidrossolúveis. As vitaminas lipossolúveis mais importantes para o homem são: A, D, E, K. As vitaminas A e D são armazenadas, sobretudo no fígado, e a vitamina E nos tecidos gordos e órgãos reprodutores. A capacidade de...
tracking img