Vitaminas e minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VITAMINAS

BETACAROTENO

FONTES: Vegetais verdes escuros, frutas e legumes amarelos, alaranjados e avermelhados.
FUNÇÃO: Previne e combate a cegueira noturna. Mantém as gengivas saudáveis. Propicia o crescimento de ossos, cabelos e dentes.
DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 6mg (equivale a 1 cenoura).
CARÊNCIA: Cegueira noturna.
EXCESSO: O beta-caroteno setransforma em vitamina A de acordo com as necessidades do organismo. Isso impede a intoxicação. Pode originar uma coloração amarela à pele.
DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 10 a 50mg.
BENEFÍCIOS SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Anti-radical livre. Desoxida a vitamina E, cuja principal função é proteger a membrana celular. Indicado na prevenção de doenças cardíacas, docâncer de mama, pulmão e próstata.

VITAMINA A

FONTES: Óleo de fígado de bacalhau, fígado, leite e derivados, ovos, cenoura, legumes de cor verde ou alaranjada, margarina.
FUNÇÃO: Previne e combate a cegueira noturna. Mantém as gengivas saudáveis. Propicia o crescimento de ossos, pele, cabelos e dentes.
DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 5000 UnidadesInternacionais (equivale a 1 cenoura).
CARÊNCIA: Cegueira noturna, menor resistência à infecções.
EXCESSO: Em dose cinco vezes superior à recomendada é muito tóxica, porque a vitamina A, solúvel em gordura, se armazena no fígado, causando lesão às células hepáticas. Os sintomas são: enjôo, fadiga, diarréia e aumento do volume do fígado.
DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 10000 a20000 UI
BENEFÍCIOS SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Anti-radical livres. Desoxida a vitamina E, cuja principal função é proteger a membrana celular. Indicada na prevenção de doenças cardíacas e do câncer de mama, pulmão, próstata e cólon. Pode retardar a perda de visão nos idosos.

VITAMINA C

FONTES: Acerola, kiwi, caju, goiaba, frutas cítricas, morango, abacaxi, tomate, couve-flor,batata.
FUNÇÃO: Combate o escorbuto, gripes, resfriados e hemorragias. Contribui para a saúde de dentes e gengivas. Auxilia na absorção do ferro. Evita a formação de nitrosaminas, substâncias que podem causar câncer no aparelho digestório. É necessária para a produção de colágeno.
DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 60mg (equivalente a 1 copo de suco de laranja).CARÊNCIA: Escorbuto e perda de apetite.
EXCESSO: Dose superior a 4 gramas pode provocar a formação de cálculos em pessoas com problemas renais. Acima de 10 gramas causa mal estar, diarréia e brotoejas.
DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 1 a 2g. Fumantes devem dobrar a dose.
BENEFÍCIOS SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Antioxidante. Fortalece o sistema imunológico. Desoxida avitamina E. Ajuda a baixar o mau colesterol (LDL). Melhora o metabolismo do cálcio.

VITAMINA E

FONTES: Cereais integrais, germe de trigo, soja, óleos vegetais, brócolis, couve de bruxelas, espinafre, ovo, castanha do pará.
FUNÇÃO: Evita a anemia e auxilia na metabolização das gorduras.
DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 30mg (equivale a 1 prato de brócolis)CARÊNCIA: Anemia e degeneração muscular.
EXCESSO: O organismo tolera bem. Pode aumentar o tempo de coagulação do sangue.
DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELOS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: 200 a 400UI.
BENEFÍCIOS SEGUNDO OS MÉDICOS ORTOMOLECULARES: Diminui a incidência das doenças cardiovasculares. Baixa as taxas do LDL. Protege a membrana celular da oxidação, que reduz sua capacidade de filtrar substânciastóxicas (metais pesados) e reter nutrientes.

COMPLEXO B
VITAMINA B1 (TIAMINA)


FONTES: Cereais e grãos integrais, carnes, aves, gema do ovo, nozes, farelo de trigo, levedura de cerveja.
FUNÇÃO: Auxilia no metabolismo de carboidratos. Regula o funcionamento do coração e do sistema nervoso. Beneficia a musculatura.
DOSE DIÁRIA RECOMENDADA PELAS TABELAS INTERNACIONAIS DE NUTRIÇÃO: 1 a...
tracking img