Vitaminas e minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1667 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SÚMARIO
1.INTRODUÇÃO.........................................................................................01
2.HISTÓRICO..............................................................................................02
3.CARACTERIZAÇÃO QUIMICA...........................................................
4.FONTES NUTRICIONAIS OU SUPLEMENTOS...................................
4.1RECOMENDAÇÃO DEINGESTÃO...................................................
5.IMPLICAÇÕES BIOQUIMICAS............................................................
6.PATOLOGIAS.........................................................................................
7.CONCLUSÃO..........................................................................................
8.REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS....................................................

INTRODUÇÃO
Os sais minerais são substâncias inorgânicas, que não podem ser produzidos pelos seres vivos, entretanto são adquiridos pela alimentação, esses nutrientes têm a função de formar partes sólidas no corpo, como olhos e dentes, e manter os tecidos, músculos, órgãos, e células do sangue sempre conservadas, e também funcionam como reguladores doorganismo.(colegioweb.com.br)
A ingestão exagerada de sais minerais pode prejudicar a absorção de outros nutrientes, porém, quando consumidos em uma alimentação balanceada, geralmente, já está consumindo o bastante.( colegioweb.com.br)
Os sais minerais são agrupados em duas categorias:
macro minerais ou macro nutrientes e micro minerais ou micronutrientes, dependendo da quantidade / concentraçãorequisitada pelo organismo.

Macro minerais (em concentração igual ou superior a 100mg por dia):
cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloro, magnésio e enxofre.
Micro minerais (necessários em pequenas quantidades):
ferro, cobre, cobalto, zinco, manganês, iodo, molibdênio, selênio, flúor e cromo.

Naturalmente, os alimentos contêm sais minerais em pequenas concentrações favoráveis à ingestãobalanceada. Contudo, o processamento industrial dos gêneros alimentícios acaba extraindo essas e outras substâncias, empobrecendo nutricionalmente o nosso cardápio diário. (brasilescola.com)

HISTÓRICO

Flúor, do latim fluere, ‘fluir’, deriva do fato de ele ser encontrado no mineral fluorespato,que é basicamente o fluoreto de cálcio (CaF2), usado como fundente (fluxo) em soldas. O nome foisugerido por A.-M.Ampére a Humphry Davy. No século XVII já se conhecia o HF, ácido fluorídrico, e sabia-se que o fluorespato emitia luz (origem do termo fluorescência) quando aquecido. Durante muito tempo,a alta reatividade do flúor e a estabilidade de seus compostos impediram a sua obtenção, ou seja, a descoberta do elemento flúor.(http://qnesc.sbq.org.br)
O flúor é extremamente reativo,especialmente quando em contato com um material orgânico. A obtenção do flúor só foi conseguida por H. Moissan, na França, cerca de dois anos antes da libertação dos escravos no Brasil, isto é, em 26 de junho de 1886; nessa data, Moissan produziu flúor pela eletrólise de uma solução resfriada de KHF2 em ácido flúorídrico anidro, usando eletrodos de Pt e Ir (platina e irídio) num tubo em forma de U e seladonas duas extremidades com fluorespato; o gás assim obtido entrava em combustão ao reagir violentamente com cristais de silício (Si). Dois dias depois, Moissan relatou a descoberta, na Academia. Por ela, e pelo desenvolvimento do forno elétrico, duas décadas depois Moissan foi agraciado com o Prêmio Nobel de Química, em 1906. (http://qnesc.sbq.org.br)
Muitos dos melhores químicos do século passadotentaram preparar o flúor, mas não conseguiram; entre estes, H. Davy (1813-14), G. Aimé (1833),M. Faraday (1834), C.J. e T. Knox (1836), P. Louyet (1846), E.Frémy (1854), H. Kammerer (1826) e G. Gore (1870). No entanto,todos esses pesquisadores sofreram as graves conseqüências da intoxicação por flúor e seus derivados, que encurtou muito o tempo de suas vidas e/ou os levou à morte. O próprio...
tracking img