Vitamina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Funções:
A absorção desta vitamina se dá no intestino delgado e, seu transporte, pelas vias linfáticas. Para que desempenhe normalmente seu papel, necessita de um fluxo biliar e de suco pancreático normal; além de um nível de gordura adequado na dieta. Existem fatores que podem interferir na sua absorção, como: fisiologia individual; doenças específicas, má absorção do aparelhogastrointestinal, secreção de bile, estado nutricional, baixa ingestão das fontes dessa vitamina, utilização de anticoagulantes cumarínicos, nutrição parenteral(entende-se pela administração, por via endovenosa, de nutrientes como glicose e proteínas, bem como água, eletrólitos, sais minerais e vitaminas, possibilitando, deste modo, a manutenção da homeostase, uma vez que as calorias e os aminoácidos sãosupridos. Esta forma de nutrição tem como finalidade complementar ou substituir a alimentação via oral ou enteral, total e ingestão excessiva de vitamina A e E.
(vitamina K1 ou fitomenadiona e vitamina K2 ou menaquinona) e em versões sintéticas (vitamina K3 ou menadiona e vitamina K4 ou menadiol).
É utilizada em anti-hemorrágicos por atuar na coagulação do sangue.
Função principal:
A vitamina K énecessária principalmente para o mecanismo da coagulação sanguínea, que nos protege de sangrar até à morte a partir de cortes e feridas, bem como contra as hemorragias internas. A vitamina K é essencial para a síntese da protrombina, uma proteína que converte o fibrinogénio solúvel em circulação no sangue numa proteína bastante insolúvel chamada fibrina, o componente principal de um coágulosanguíneo.
Sua excreção ocorre 20% pela urina e de 40 a 50% pelas fezes, independente da dose que é consumida. Concentrações plasmáticas menores ocorrem em indivíduos acima de 30 anos de idade, sendo que seu aumento ocorre após esse período. Em pessoas acima de 60 anos, em especial no sexo feminino, a concentração é maior do que em pessoas abaixo de 40 anos.
A vitamina K atua na regulação de trêsprocessos fisiológicos:

· Coagulação sanguínea: Além desse papel, influi ainda, na síntese de proteínas plasmática, rins e tecidos;
· Metabolismo ósseo: Há evidências de ela seja importante no desenvolvimento precoce do esqueleto e na manutenção do osso maduro sadio;
· Biologia vascular(O sistema vascular é composto pelos vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. As artérias são os vasos pelosquais o sangue sai do coração.)

Recomendação diária:
Doses Diárias Recomendadas (DDR)
A DDR para os adultos do sexo masculino é de 80 mg por dia e para o sexo feminino é de 65 mg por dia. Não existem dados suficientes para estabelecer uma DDR para a vitamina K durante a gravidez e a amamentação. A vitamina K ingerida na dieta alimentar habitual, excede normalmente a DDR.
O intervalorecomendado de ingestão total para os bebês é de 5 mg de filoquinona ou menaquinona por dia durante os primeiros 6 meses e de 10 mg durante os 6 meses seguintes. É também requerido que as fórmulas alimentares infantis contenham 4 mg de vitamina K por 100 kcal. Os valores de DDR para as crianças são estabelecidos em cerca de 1 mg/kg de peso.
Fontes Alimentares:
A vitamina K encontra-se disponível eminúmeros alimentos de origem animal e vegetal. Entre suas principais fontes estão: leite, repolho, espinafre, nabo, brócolis, couve, ovo, alface, fígado e óleos de canola e de soja.
Outras fontes ricas, chá verde, boas fontes incluem a gema de ovo, aveia, trigo integral, batatas, tomates, espargos, manteiga e queijo. São encontrados níveis menores na carne bovina, suina, presunto, leite, cenouras,milho, na maioria dos frutos e em muitos outros vegetais.

Deficiência:
Os fatores que interferem em sua absorção são: má absorção gastrintestinal, secreção biliar, ingestão insuficiente e uso de anticoagulantes, entre outros. Deficiência dessa vitamina pode ocorrer em consequência de problemas na absorção intestinal, ingestão terapêutica ou acidental de alguma substância antagonista da...
tracking img