Vitamina c

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VITAMINA C
NOME
Vitamina C.
SINÔNIMO
Ácido ascórbico, ácido hexurônico, vitamina antiescorbútica.
HISTÓRICO
George A. Anson, um comandante naval, empreendeu uma viagem ao redor do mundo no navio “Centurion” entre 1740 e 1744, com seis navios e 1.955 homens. Somente o “Centurion” e 954 homens retornaram, os outros morreram principalmente de escorbuto. Essas perdas inspiraram James Lind, umcirurgião britânico, em 1747, a procurar uma cura para o escorbuto. Lind realizou experiências com vários tratamentos e relatou seus resultados, concluindo que as laranjas e os limões podiam curar o escorbuto (DUTRA, 1982). Seus estudos foram publicados sete anos após sua morte, e só 48 anos depois a Marinha Real inglesa começou a fornecer uma alimentação diária incluindo suco de lima ou limão paratodos os seus homens. Desde então, todos os navios ingleses passaram a levar frutas cítricas, chucrute ou qualquer outro alimento rico em vitamina C, para suplementar a dieta da população flutuante. Nascia, assim, o protocolo da suplementação alimentar em resposta à necessidade de prevenir a deterioração da saúde. Foi somente em 1923 que se descobriu ser a vitamina C21,26 o fator antiescorbuto.Em 1932, o Dr. Irwin Stone (1909-1984), descobre o potencial antioxidante do ácido ascórbico, inicialmente como agente de preservação dos alimentos e desensolveu uma cura à base de altas doses de vitamina C para as mais diversas situações. Dr. Albert Szent-Györgyi (1893-1986), então bioquímico em Budapeste (Hungria), que a partir da páprica havia isolado o que chamou de ácido hexurônico, ao tomarconhecimento dos estudos de Stone, verificou tratar-se da mesma substância. Na década de 80, Linus Pauling, químico quântico e bioquímico, desenvolveu a "Teoria Unificada", que determinava que a carência de Vitamina C é a principal responsável pela deficiência de colágeno e consequente ineficiência do processo de regeneração dos tecidos conectivos das paredes dos vasos sanguíneos. Atualmente avitamina C é encontrada em suas fontes como as frutas cítricas e é industrializada na forma sintética, de fácil aquisição devido ao seu basto custo.

FUNÇÕES
As funções do ácido ascórbico estão relacionadas com as reações de oxido-redução celulares, ele desempenha papéis fisiológicos múltiplos no organismo: síntese e metabolismo de diversas moléculas, degradação dos xenobióticos, antioxidação,reações imunológicas (DUTRA, 1982). Este tem função importante nas reações de hidroxilação, sendo essencial para a síntese normal de colágeno e elastina, ou seja, atua reparação de tecido conectivo e cicatrização de feridas, também funciona como um agente de hidroxilação na biossíntese dos corticosteroides pela adrenal. O ácido ascórbico tem uma função anti-oxidante, ele inativa os radicais livres, quepodem destruir as membranas celulares através da peroxidação lipídica. A vitamina C reduz o endurecimento arterial e a agregação plaquetária. A ingestão de vitamina C apresenta efeito protetor para a função pulmonar, podendo reduzir os sintomas de asma na infância. A sua suplementação reduz o risco do aparecimento de catarata, através de seu efeito antioxidante nas células do cristalino e emhomens inférteis resulta em melhora de motilidade, morfologia, viabilidade e contagem do esperma. Por fim, a vitamina C melhora a absorção do ferro dos alimentos, oferecendo proteção contra a anemia ferropriva.
METABOLISMO
A vitamina C é absorvida do intestino delgado principalmente, no íleo. A absorção ocorre por um mecanismo de transporte ativo, sendo que para fortes doses, existe uma difusãopassiva. A capacidade máxima de absorção é saturada por uma tomada oral única de 3g. Porém, a absorção pode ser aumentada pela fragmentação das doses. Após ingestão, a vitamina C passa rapidamente pelo sangue, sendo a seguir difundida em todos os tecidos, ela é encontrada em maior concentração nos tecidos de elevada atividade metabólica. A vitamina C existe na natureza sob duas formas: reduzida...
tracking img