Vitamina b1 b2 b3 e c

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vitamina B1
Conceito
A Vitamina B1, ou Tiamina, é formada por hidrogénio, carbono, nitrogénio, enxofre e oxigênio. É indispensável a saúde do sistema nervoso, dos músculos e do coração. Tem um papel importante no organismo, como elementos de defesa contra infecções, ajuda nos desenvolvimento dos dentes e conservação do esmalte, desenvolvimento ósseo, bom estado dos cabelos, ajuda na proteçãorespiratória, tem ação protetora sobre a pele e mucosas. E como fator de crescimento normal, da regularidade do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. (transforma carboidratos em energia), e da manutenção do apetite. Favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro. Faz respiração tecidual. Melhora a atitude de raciocínio. Útil na digestão. A tiamina e encontrada nas células como monofosfatoou pirofosfato e distribuída em todos os tecidos e as altas concentrações encontram-se no fígado, cérebro, rim e coração.
A tiamina tem papéis essenciais na transformação de energia e na condução de membranas e nervos. É absorvida por transporte ativo no meio ácido do duodeno. A absorção pode ser inibida pelo consumo de álcool, que interfere no transporte da vitamina.
Deficiência na ausência davitamina
A deficiência de vitamina B1 causa, dormência, fraqueza muscular, falta de apetite e alterações do sistema nervoso, como irritabilidade, perda de memoriae depressão, acaracterizam o beribéri seco. Em contrapartida, o beribéri úmido se caracteriza pelo acumulo de liquido, especialmente na parte inferior das pernas. Essa forma grave da doença interfere no coração e no sistema circulatórioe pode causar insuficiência cardíaca. Na infância, a deficiência retarda o crescimento.
Hoje uma deficiência grave de tiamina raramente ocorre no mundo ocidental, exceto entre os alcoólatras, que comem pouco ou nenhum alimento durante períodos prolongados. Eles podem desenvolver um padrão de sintomas neurológicos conhecido como síndrome de Wernicke- Korsakoff, que envolve o sistema nervoso ecausa uma forma de psicose. praticamente todos os idosos apresentam niveis de tiamina mais baixos que o ideal. isso pode ser consequencia da diminuição da absorção geralmente vista a medida que as pessoas envelhecem, ou de uma dieta restrita, em que as pessoas comem menos variedades de alimentos. os portadores de doenças cardiovasculares tambem sentem maior nescessidade de suplementação de tiamina.Pode ocorrer em pessoas que nao tem muitas opções de alimento, seja por negligencia ou pobresa.
Para tratar uma deficiencia, sao usadas doses de tiamina duas a cinco veses maiores que o valor do consumo diário recomendado.
Excesso orgânico da vitamina
Grandes doses podem interferir no metabolismo de outras vitaminas do complexo B. Mas não há problemas de toxidade com doses altas de tiamina.Fonte alimentar
A tiamina é encontrada em grande número de alimentos, tanto de origem animal como vegetal, incluindo legumes, raízes, leite, vísceras e cereais.
Alguns exemplos são: os cereais integrais, levedura de cerveja, gérmen de trigo e sementes de girassol são excelentes fontes, juntamente com a carne de porco, nozes, amendoim, beterraba, ervilha, feijão, fiambre, fígado, gema de ovo,jaca, laranja, legume, linguiça, linhaça, macarrão integral, peixe, rim, verduras amargas. Farinha, arroz e açucares, e outros produtos refinados, são muito pobres nesta vitamina.









Vitamina B2
Conceito
A riboflavina é essencial na síntese do dinucleótido de flavina-adenina (FAD), fazendo parte da estrutura desta molécula. O FAD é por isso considerado a forma biologicamente ativada riboflavina.
Atua como um intermediário na transferência de eletrons em numerosas reações essenciais de oxi-redução. Participa assim em muitas reações metabólicas de carboidratos, gorduras e proteínas e na produção de energia através da cadeia respiratória.
A vitamina B2 ou riboflavina, é uma vitamina termoestável, ou seja, não é facilmente destruída pela elevação da temperatura, o que faz...
tracking img